02/12/2019 às 15h58min - Atualizada em 02/12/2019 às 15h58min

Dia D contra o sarampo teve baixa procura nos postos de saúde de Itatiaia

Arquivo PMI
O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo teve baixa procura nos postos de saúde de Itatiaia. A mobilização aconteceu no último sábado, dia 30 de novembro, e teve como público-alvo os jovens adultos de 20 a 29 anos.

Segundo levantamento do Setor de Imunização, no total, foram imunizados apenas 41 jovens. A secretaria municipal de Saúde lembra que as doses continuam disponíveis tanto para os moradores com idade entre 20 e 29 anos tanto para os moradores de 30 a 49 anos.

Segundo a coordenadora do setor de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, os números servem de alerta. A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra o sarampo, já que a doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade.

– Já temos 10.400 casos confirmados no Brasil é a faixa que mais predominou foi do primeiro ano aos 29, visto que muitos não têm as duas doses da vacina contra o sarampo é importante procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Continuaremos recebendo os moradores para serem imunizados, em todos os postos de saúde do município – avalia.

E quem estiver com idade de até 29 anos e não tenha como comprovar a vacinação, receberá as duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.

Por Gabriela Ferreira