02/12/2019 às 17h04min - Atualizada em 02/12/2019 às 17h04min

Casa da Cultura recebe visita da Embaixada da Finlândia

A Casa da Cultura recebeu, na última semana, a visita de representantes da Embaixada da Finlândia, no Brasil. A reunião aconteceu na unidade cultural e contou com a presença do Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, presidente do Clube Finlândia, Oswaldo Castro, do chefe adjunto da Missão da Embaixada da Finlândia, Sami Wacklin, da coordenadora de Comunicação e Cultura da Embaixada da Finlândia, Luiza Machado, da vice-presidente da Academia de História de Itatiaia, Eliane Barros e de representantes do grupo de artesãos de Itatiaia. Os representantes da Embaixada puderam conhecer as instalações da Casa da Cultura, assim como os projetos desenvolvidos como o Curso de Formação para os Artesãos de Itatiaia.

Neste ano, é celebrado o centenário das relações oficias entre a Finlândia e o Brasil. Para o chefe adjunto da Missão da Embaixada da Finlândia, Sami Wacklin, a experiência foi positiva.

– A Casa da Cultura é um espaço muito bacana e que vem realizando trabalhos bem interessantes. Viemos aqui com o objetivo de conhecer as pessoas e falar sobre possíveis parcerias com o objetivo de fortalecer e difundir a cultura finlandesa. Saímos com um resultado muito bom dessa visita – afirmou Sami.

De acordo com o Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, é através desse tipo de parceria que a cultura do município será ainda mais fortalecida.

– As parcerias do clube Finlândia com a cultura estão cada vez mais constantes. A visita da embaixada serviu para fortalecer este contato e projetar possíveis ações  que valorizem a cultura da colônia de Penedo, cultura esta, que é de extrema importância para a história e o turismo de Itatiaia – relatou.

100 anos da Colônia Finlandesa
Em 1929, foi fundada Penedo (RJ), colônia finlandesa que recebeu aproximadamente 300 imigrantes ao longo dos anos. A cultura finlandesa está presente até hoje em Penedo, com o Clube Finlândia e as danças tradicionais, o Museu Finlandês e o parque temático Pequena Finlândia, onde fica o posto tropical do Papai Noel, original da Lapônia finlandesa.

Entre os primeiros imigrantes, chegou a artista Eila Ampula, que juntou tradições finlandesas a temas brasileiros em suas tapeçarias. A obra de Ampula feita para a Residência Oficial do Embaixador da Finlândia em Brasília em 1973 foi uma escolha natural para o selo que homenageia as relações oficias centenárias entre Finlândia e Brasil.

Por Gabriela Ferreira