27/12/2019 às 14h44min - Atualizada em 27/12/2019 às 14h44min

Novas cadeiras de rodas manuais e motorizadas são entregues aos moradores

Igor Altomare

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na tarde de ontem, quinta-feira, 26, a entrega de quatro cadeiras de rodas para atender às necessidades de munícipes, sendo, dentre elas, duas manuais e duas motorizadas.
Alguns dos munícipes contemplados compareceram à sede da SMS para retirar suas cadeiras juntos de familiares, como foi o caso da dona Vandenize da Silveira, 45, que levou para casa uma cadeira de rodas motorizada nova.

A munícipe contou que há sete anos necessita de uma cadeira de rodas para auxiliar sua locomoção devido às complicações motoras causadas pela ataxia, um sintoma que causa a perda da função do cerebelo (parte do cérebro responsável pela coordenação do indivíduo), da medula espinhal ou das vias condutoras que interligam o cerebelo e a medula.  Dessa forma, o sintoma pode afetar o movimento das pernas, olhos, fala, mãos, dedos, entre outros. Apesar disso, dona Vandenize se diz muito feliz com a nova cadeira, a primeira motorizada que já teve.

- “Fiquei muito feliz. Estou treinando dentro de casa antes de ir para a rua”, revelou.

No entanto, em outros casos, a entrega foi feita para representantes legais dos agraciados que não puderam estar presentes, como fez dona Sirene da Silveira, que levou uma cadeira manual para a filha caçula Sabrina, 39, portadora de paralisia há sete anos. A mãe se diz muito contente com a obtenção.

- “Fico muito contente porque não temos condições [financeiras]. Fico muito agradecida”, completou.

Para o Secretário de Saúde, Nilson Neves, o evento não foi mais do que o cumprimento de um dever:
- “A Secretaria Municipal de Saúde cumpre uma das suas atribuições para beneficiar os nossos munícipes”, finaliza.

Além da presença de alguns dos munícipes agraciados, familiares, Secretário de Saúde, Nilson Neves, e de funcionários da SMS, compareceram também o Prefeito Municipal Eduardo Guedes, o Dudu, e seu vice Sebastião Mantovani, o Jabá.

As cadeiras de rodas foram adquiridas através de recursos próprios (01 cadeira motorizada e 02 cadeiras manuais) e de recurso federal (01 cadeira motorizada).

Por Igor Altomare