09/01/2020 às 08h51min - Atualizada em 09/01/2020 às 08h51min

IPTU: contribuintes tem até amanhã para quitar o imposto, com desconto de 15%

Quem realizar o pagamento em cota única até o dia 20 de janeiro, terá desconto de 10% e até o dia 30 de janeiro, o desconto será de 5%.

Ariane Alves / PMI
Os contribuintes de Itatiaia tem até esta sexta-feira (10) para realizar o pagamento do imposto em cota única e com desconto de 15%. Após esta data, quem realizar o pagamento em cota única até o dia 20 de janeiro, terá desconto de 10% e até o dia 30 de janeiro, o desconto será de 5%.

- Os carnês possuem 3 vias de pagamento em cota única, com as três datas de vencimento e os respectivos descontos. É importante ressaltar que não é para pagar as três vias de cota única. Basta escolher a melhor data, de acordo com o desconto que pretende receber – explicou o secretário de Administração Tributária, Luiz Spacoski, acrescentando que este ano, houve uma mudança positiva: a distribuição dos carnês para pagamento em janeiro.

- Começamos a distribuição dos carnês em novembro de 2019, após termos realizado um estudo de viabilidade. O objetivo é possibilitar aos contribuintes a oportunidade de dividir o pagamento do seu imposto em mais vezes, diferente dos anos anteriores. Assim, será possível parcelar em até 10 vezes, sendo o primeiro vencimento para janeiro e o último até 10 de outubro. Para o ano que vem, estamos enviando um pedido de alteração legislativa para que o parcelamento possa ser realizado em até 12 vezes – destacou o secretário.

Caso o contribuinte escolha pelo parcelamento, o prazo da primeira cobrança permanece também com o vencimento no dia 10 de janeiro. Todas as pessoas que possuem propriedade imobiliária urbana, ou seja, casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de imóvel em Itatiaia, devem contribuir com o pagamento do imposto.

– Itatiaia está seguindo o caminho da educação e transparência, e na área tributária não poderia ser diferente. O tributo é o principal recurso público para promover saúde e uma educação de qualidade. – avalia Luiz Spacoski.

SEGUNDA VIA DO CARNÊ
Caso o contribuinte tenha perdido ou não tenha recebido em seu endereço o carnê anual IPTU, não é necessário vir pessoalmente a Prefeitura para imprimir a segunda via. Ela pode ser emitida de forma eletrônica pelo link https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-064/contribuinte/rel_guiaiptu.faces
Se preferir, o contribuinte pode solicitar a impressão na Sala de Atendimento da Secretaria Municipal de Administração Tributária. Ela está localizada dentro da Prefeitura de Itatiaia, na Praça Mariana Rocha Leão, nº20, no Centro. O atendimento é realizado de 8h às 17h e a sala não fecha para horário de almoço. Outras informações também pelo telefone do Departamento de Cadastro Imobiliário: (24) 3352-6777.

Novidade na capa
Este ano a Prefeitura promoveu um concurso cultural com desenhos dos alunos do 4º ano da Rede Pública de Educação. Eles foram estimulados a trabalhar o tema: “A Itatiaia que eu quero!” e os dois primeiros colocados, foram selecionados para estampar a arte da capa e contracapa do carnê de 2020.

Por Gabriela Ferreira