13/01/2020 às 10h16min - Atualizada em 13/01/2020 às 10h16min

Prefeitura elabora projetos de acessibilidade para o município

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento está trabalhando para colocar em prática obras de acessibilidade em todo o município. Dentre os projetos a serem implantados está o de colocação de piso tátil, uma iniciativa que prevê a aplicação de calçada com placas pré-moldadas em concreto com sinalização tátil.

Conforme explica o Secretário de Planejamento, Jair Alexandre Gonçalves, o projeto tem um percurso que contemplará alguns prédios públicos e áreas de interesse coletivo.

-.  Além das pessoas que tem algum tipo de deficiência, esse trabalho também ajudará muito na locomoção de pessoas idosas e até mesmo de crianças e gestantes. São obras fundamentais que buscam promover o respeito as pessoas que tem a mobilidade reduzida - disse o secretário.

Outros projetos a serem desenvolvidos é a adequação do Paço Municipal com a colocação de elevador e banheiro adaptado e ainda a adaptação de todos os prédios públicos que ainda não possuem acessibilidade.

- Já estamos dando andamento a um processo para a licitação de um elevador para ser implantado no prédio.Dentre os projetos também estão a adaptação dos prédios públicos, entre eles as escolas e unidades de saúde que ainda não possuem acessibilidade. Esse trabalho conta com a construção de rampas e outros ajustes importantes para garantir a acessibilidade e consequentemente a qualidade de vida da população - explicou

De acordo com o secretário, o trabalho seguirá um cronograma de obras .

- O projeto geral de acessibilidade é visto com muita atenção pelo prefeito, Eduardo Guedes, o Dudu que deseja que seja colocado em prática o quanto antes. As recentes obras que foram feitas na cidade e aquelas que estão acontecendo já estão sendo realizadas com acessibilidade.Nosso objetivo agora é fazer a adequação dos prédios já existentes atendendo a norma NBR 9050 da ABNT. Vale lembrar que todo trabalho será acompanhado por um cronograma de obras - finalizou o secretário.

Por Matilde Basilio