21/02/2020 às 08h25min - Atualizada em 21/02/2020 às 08h25min

Prefeitura assina acordos com Comitê de Bacia Hidrográfica para realização de projetos ambientais em Itatiaia

Na foto, o projeto da praça interativa sustentável

O projeto “Cílios do Paraíba”, vislumbra a construção de uma praça sustentável e interativa, no bairro Benfica, numa área aproximada de 650 metros quadrados.
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, assinou, no início desta semana, dois acordos de cooperação técnica com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) para a execução de dois projetos ambientais no município: o Cílios do Paraíba e o SES-Sistema de Esgotamento Sanitário.

O projeto “Cílios do Paraíba”, vislumbra a construção de uma praça sustentável e interativa, no bairro Benfica, numa área aproximada de 650 metros quadrados, com objetivo de trazer lazer, qualidade de vida aos frequentadores e preservação do meio ambiente. A área será feita com materiais sustentáveis e contará com energia solar.

De acordo com o projeto, a praça ambiental de Itatiaia terá trilha de caminhada com pavimento feito por pneus; lixeiras destinadas ao recolhimento seletivo de lixo e para o lixo úmido; bancos e postes; painel eletrônico com informações sobre o Rio Paraíba do Sul e a divulgação das condições do tempo, entre outros equipamentos, todos confeccionados com materiais recicláveis. Já os postes de iluminação usarão energia solar e as placas de divulgação vão ser instaladas visando atender também os cidadãos com deficiência visual.

Segundo informações do secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, o início das obras está previsto ainda para este semestre e a expectativa é que a praça seja entregue até o fim deste ano.

- Graças ao esforço dos servidores da secretaria, o Município foi selecionado para celebrar o projeto da praça interativa, é uma grande conquista e será uma maneira de ampliar as ações de conscientização sobre a importância da preservação da bacia hidrográfica. A obra será realizada em espaço público e será acompanhada pelos servidores da secretaria, em parceria com o Comitê de Bacias do Médio Paraíba do Sul -  relatou o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva.

Já o outro acordo, do Projeto SES-Sistema de Esgotamento Sanitário, beneficiará o município com a elaboração de estudo técnico, projeto básico e executivo para Sistema de Esgotamento Sanitário, ações importantes e complementares ao Plano de Saneamento Básico de Itatiaia.

A assinatura dos acordos aconteceu durante a a 37ª Reunião Plenária Ordinária do CBH-MPS, no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, Campus Nilo Peçanha, em Pinheiral. Representaram o município de Itatiaia, o vice-prefeito, Sebastião Mantovani e o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva. 

Por Gabriela Ferreira
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »