04/03/2020 às 11h04min - Atualizada em 04/03/2020 às 11h04min

‘Expedição Itatiaia’ faz imersão de professores na cultura regional da cidade

Foto: Bruno Barreto / PMI
Nesta terça-feira, dia 3, professores e orientadores das escolas municipais de Itatiaia visitaram locais históricos e artísticos da cidade a fim desenvolver o interesse cultural de seus alunos ao longo do ano letivo.

O projeto ‘Expedição Itatiaia’ foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Superintendência de Cultura. Para o organizador do encontro, o superintente de Cultura, Rafael Fioratto, essa é uma oportunidade de ampliar conhecimentos.

– A ideia é a de orientar sobre os aspectos conceituais que temos ao nosso redor. Faço uma intermediação explicando conceitos artísticos, curiosidades históricas e deciframos alguns enigmas deste elemento vivo que é uma cidade rica em memória – avalia Fioratto.

Na ocasião, o grupo aprendeu um pouco mais sobre a história dos vitrais da Igreja Matriz, sobre o marco histórico, ponto que deu início a cidade de Itatiaia e também as formações rochosas que guardam as transformações naturais que ocorreram ao longo dos tempos.

De acordo com o coordenador do ensino fundamental, Anderson Rocha, essa é uma das formas de expandir a bagagem cultural da rede escolar e valorizar os profissionais que atuam na formação de pessoas.

– Esse projeto vem trazer um resgate sobre a cultura, a história e a geografia da nossa cidade e a gente acredita muito no processo de formação continuada dos nossos professores – diz o coordenador.

O encontro será realizado novamente no início do próximo mês. Os professores interessados em participar devem informar à secretaria de Educação ou de Cultura a intenção em fazer parte do projeto, até o fim do mês de março.

Por Bruno Barreto.