16/03/2020 às 19h20min - Atualizada em 16/03/2020 às 19h20min

Prefeitura define estratégias para prevenção do novo coronavírus

Os Secretários Municipais da Prefeitura de Itatiaia  estiveram reunidos hoje (16) para definir as principais medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), no município.O encontro, que contou com a presença do Prefeito Eduardo Guedes e do Vice-prefeito, Sebastião Mantovani foi conduzido por profissionais da Secretaria de Saúde, como o Secretário Carlos Magno Goulart Fernandes, a Sub-secretária Rozemeire Codogno e o médico infectologista, Marco Antônio.

Entre as principais medidas está criação do Gabinete de Crise para adoção de medidas de enfrentamento da situação emergencial em saúde pública de importância Regional e Nacional, decorrente do Covid 19. O objetivo do gabinete é mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos públicos municipais e entidades quanto as medidas a serem adotadas para minimizar os impactos decorrentes da propagação do coronavírus

No encontro também foi definido a publicação de um decreto com uma série de determinações e orientações a serem seguidas para concentrar os esforços e minimizar a evolução da Covid-19. O documento reúne medidas relacionadas às secretarias municipais, entre elas a de Educação que suspendeu por 15 dias, a partir de hoje, as atividades escolares nas unidades da rede pública e privada de ensino e também a suspensão das atividades das unidades esportivas,com a finalidade de prevenção.  Determinações relacionadas a outras pastas também constam no decreto.

Um caso suspeito de Coronavírus (Covid-19) foi informado pela  Secretaria de Saúde de Itatiaia no início de março. Após o exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN-RJ), o exame deu resultado negativo.A Prefeitura segue com a recomendação de que sejam mantidos os cuidados básicos de prevenção ao contágio como lavar as mãos com água e sabão, usar antisséptico à base de álcool, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Capacitação

Como medida de prevenção da transmissão do vírus, profissionais da saúde do município passaram por uma capacitação sobre o protocolo de atendimento de pacientes. O treinamento aconteceu no último dia 11, no plenário da Câmara Municipal. De acordo com o cronograma, uma nova capacitação está agendada para acontecer nesta terça-feira, dia 17.

Por Matilde Basilio