17/03/2020 às 14h45min - Atualizada em 17/03/2020 às 14h45min

Profissionais da Saúde passam por capacitação para enfrentar o novo Coronavírus

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu hoje (17/03), pela manhã, no Centro de Capacitação e Qualificação Profissional, uma capacitação direcionada para os enfermeiros responsáveis pelas Unidades de Atenção Básica do Município e do ambulatório central .

O objetivo da formação foi orientar sobre o manejo e coleta, com swab, de material para exame do Covid-19, assim como sobre a permanência dos pacientes com sintomas, que aguardam a coleta dentro da Unidade. Segundo a Enfermeira Responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Tereza Alves dos Santos, que ministrou a capacitação, ficou preconizado na Rede Municipal de Saúde que são os enfermeiros, os responsáveis pela coleta. Ela informou também que eles são os multiplicadores das orientações para os técnicos de enfermagem:

- O curso foi direcionado para todos os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde, que serão os multiplicadores das orientações e os responsáveis pela coleta. Os enfermeiros que atuam no hospital já receberam as orientações de forma individual e já estão capacitados, disse Tereza.

No último dia 11, também aconteceu outra capacitação, cujo tema foi o protocolo de atendimento aos pacientes.

Por Anamaria Albuquerque