18/03/2020 às 15h25min - Atualizada em 18/03/2020 às 15h25min

Novo Coronavírus: Prefeitura suspende autorizações para entradas de vans e ônibus de turismo

A Prefeitura de Itatiaia suspendeu pelo prazo de 30 dias o acesso de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo, em Penedo, no Parque Nacional do Itatiaia, na região de Maringá e Maromba e em todo o município. A medida, que consta no decreto nº 3407/20, tem como objetivo reduzir o fluxo de pessoas nas localidades, de forma a evitar aglomerações que possam aumentar a possibilidade de disseminação do Novo Coronavirus.

De acordo com o documento, o prazo de suspensão poderá ser prorrogado, ou excluído, se constatada a permanência do estado de saúde pública que deu origem a medida ou até mesmo a necessidade de sua revogação.

Ainda conforme o decreto, a Secretaria de Turismo deverá fazer contato com  as empresas de turismo cadastradas no município, a fim de comunicar a proibição da entrada dos veículos durante esse período. A Guarda Municipal ficará responsável pelo controle, não permitindo,  em nenhuma hipótese,a  entrada de ônibus destinados a turismo.

Regras de Ordenamento

Com o objetivo de promover ordenamento da mobilidade urbana no município, a Prefeitura regulamentou em 2018, por meio de decreto, as regras para a entrada de ônibus, microônibus e vans de turismo em Itatiaia.

De acordo com a lei,o  limite  máximo  de autorizações diárias de ônibus concedidas pela Secretaria de  Turismo é de 30 veículos para os dias de segunda a sexta-feira e  20 para os finais de semana e feriados nacionais.

Por Matilde Basilio