18/03/2020 às 17h51min - Atualizada em 18/03/2020 às 17h51min

Novo Coronavírus: Prefeitura altera serviços de atendimentos à população

A Prefeitura de Itatiaia, através das diversas secretarias municipais está tomando medidas para enfrentar o Covid-19. Entre elas estão ações para diminuir a circulação de munícipes e funcionários nos setores, evitando o contato social, como recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

A Secretaria de Saúde suspendeu todo o atendimento ambulatorial e de especialidades nas unidades de saúde, mantendo somente o atendimento a urgências e emergências. Sendo assim, estão suspensos os atendimentos de rotina e aos grupos como os de: tabagismo, diabéticos e hipertensos. Contudo serão mantidas as agendas para as consultas individuais de diabéticos, hipertensos, pacientes de pré-natal e puericultura. Continua normal o atendimento para curativos e medicações.

No Hospital Municipal Manoel Martins de Barros as cirurgias eletivas também foram suspensas e estão mantidos somente os atendimentos de emergências. As visitas aos pacientes internados serão controladas, diminuindo o tempo e o quantitativo de pessoas. O Centro de Fisioterapia prestará atendimento somente aos pacientes de pós-operatórios. 

 A Secretaria de Meio Ambiente reduziu o horário de funcionamento do Horto Municipal, que está sendo no turno da manhã, de 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Mas a doação de mudas que era feita às quintas-feiras está temporariamente cancelada. Já as vistorias relacionadas ao meio ambiente só serão feitas em casos de urgência.  Os servidores desse setor farão rodízio de horário.

A Secretaria de Politicas Públicas para  as Mulheres está fazendo o atendimento via telefone, tendo cancelado as visitas domiciliares e institucionais. Somente serão atendidos na secretaria casos de emergência. Os profissionais do setor também farão um rodízio no horário de trabalho. 

A Fundação Leão XIII, que faz um trabalho junto à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, suspendeu o funcionamento de todos os Núcleos de Atendimentos, inclusive em Itatiaia, por tempo indeterminado.


Outras mudanças

Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus outros serviços da Prefeitura também sofreram alterações, como as aulas e atividades escolares nas unidades da rede pública e privada que foram suspensas por 15 dias , assim como as atividades das unidades esportivas..

Pelo mesmo prazo também foram suspensos os eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizadas, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas ,atividades coletivas de cinema, teatro, entre outros. 

As atividades com grupos de idosos que dependam de transporte coletivo, utilização de locais fechados e compartilhamento de objetos, assim como as atividades coletivas dos Serviços de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos que atendem crianças, adolescentes, e idosos nas unidades dos CRAS, CREAS, CCI, Acolhimentos institucionais também estão suspensas por 15 dias. Já os atendimentos individuais em todas as unidades assistenciais estão mantidos.

Nesse período os servidores com 60 anos, exceto aqueles que atuam diretamente no atendimento hospitalar e ambulatorial deverão ficar afastados de suas atividades nas dependências da Prefeitura Municipal de Itatiaia, seus órgãos e unidades por 15 dias. Reuniões administrativas em ambientes totalmente fechados também estão proibidas pelo mesmo período.


IPREVI

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia – IPREVI também adotou novas medidas, como a suspensão do atendimento ao público no Instituto, pelo prazo de 15 dias, permanecendo o atendimento via telefone e internet.

A suspensão dos atestados de vida dos aposentados e pensionistas nascidos no mês de março, que deverá ser regularizado assim que o atendimento for restabelecido e o adiamento das perícias e juntas médicas, sem prejuízo do pagamento dos vencimentos foram outras medidas da Autarquia.

Nesse período também foi estabelecido o sistema de rodízio para os profissionais lotados no Instituto de Previdência.

Por Anamaria Albuquerque e Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »