19/03/2020 às 18h02min - Atualizada em 19/03/2020 às 18h02min

​Coronavírus: Itatiaia traça estratégias na Saúde para receber pacientes e faz alinhamento com Resende

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que em Itatiaia, até o momento há 5 notificações do Coronavírus, dos quais 2 já foram descartadas e 3 aguardam resultado de exame. Um plano de contingência foi elaborado por uma equipe que contou com um médico infectologista e uma enfermeira ligada à Comissão de Contenção Hospitalar, para atuar no combate ao novo Coronavírus e toma medidas urgentes, entre elas a mais rápida, conforme ficou preconizado pelo Ministério da Saúde, que é o abastecimento de suprimentos, dos medicamentos, que já foi readequado para a realização de uma compra emergencial.

No Hospital Municipal Manoel Martins de Barros está sendo implementada uma área que vai ficar na parte lateral dianteira do prédio, climatizada, para triagem e acolhimento dos pacientes que chegarem. Serão implantados ali também 2 consultórios para atendimento e 3 leitos, caso haja necessidade de uma internação rápida. Nessa mesma área haverá um espaço de circulação e a abertura na frente do hospital de mais 2 leitos com ventilação, ou seja, com respirador, local onde havia uma obra que foi parada temporariamente, ficará então uma sala de estabilização. O Secretário de Saúde de Itatiaia, Carlos Magno, reitera que com todas as ações que estão sendo tomadas, o Município está preparado:

- Nós já temos 2 leitos atrás e agora a gente vai ter mais 2 leitos para o respirador na frente, com isso a gente já vai ter implantado 4 salas com respirador, como unidade de estabilização, disse Carlos Magno.

Outras medidas também foram tomadas pela Secretaria de Saúde, como o cancelamento de transferência de pacientes de tratamentos eletivos para outros municípios. Estão sendo feitas apenas as de urgência como aquelas para pacientes de oncologia, cirurgia cardiovascular e hemodiálise. Os outros tratamentos feitos fora de Itatiaia estão temporariamente suspensos. Também foram canceladas as consultas de atendimento de especialidades na policlínica municipal, que passa a ter o atendimento somente de clínica médica. O Secretário de Saúde relatou ainda que Itatiaia está atravessando bem este momento, mas que o importante é reiterar à população a importância do isolamento social e dos cuidados que se deve ter:

- A gente tá atravessando bem esse momento. Contudo o mais importante é reiterar o isolamento social por parte da população, informamos que a máscara não protege ninguém, ela deve ser usada por quem está infectado para evitar a propagação do vírus. Se usar a máscara você não está se protegendo, mas a outra pessoa, o seu contato, mas não a você, disse Carlos Magno.

Mais uma medida adotada pelo Município foi o alinhamento com o Município de Resende. Aconteceu hoje pela manhã uma reunião com os Prefeitos Eduardo Guedes, Diogo Balieiro e os Secretários de Saúde Carlos Magno e Alexandre Vieira para traçar outras estratégias voltadas para o alinhamento das ações. Segundo o Prefeito Eduardo Guedes o objetivo é caminharmos juntos:

- Nós vamos estar em contato 24 horas em caso de necessidade, para alinharmos as ações, a gente vai caminhar sempre junto, disse Eduardo Guedes.

Por Anamaria Albuquerque