15/05/2020 às 14h04min - Atualizada em 15/05/2020 às 14h04min

Auxílio Emergencial: Servidores da Secretaria de Assistência Social tiram dúvidas da população

Começa a ser liberado na próxima segunda-feira (18), a 2ª parcela do Auxílio Emergencial do Governo Federal, pago através da Caixa Econômica Federal. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União.

Em Itatiaia, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos tem auxiliado os moradores por meio de orientações.

-. Para auxiliar aqueles que ainda têm dúvidas relacionadas ao pagamento do benefício, estamos disponibilizando três servidores da Secretaria. Eles ficam junto as tendas localizadas próximo a Caixa Econômica Federal, de segunda a sexta-feira, das  8h às 14h, que é o horário de funcionamento, -  explicou o secretário da pasta, Rodrigo Rocha.

Além da orientação, na primeira fase do programa a Secretaria auxiliou os moradores com o cadastramento e atualização das informações.

- Na fase inicial, disponibilizamos postos de atendimento para ajudar aqueles moradores que não tinham acesso a internet ou que estavam com duvidas relacionadas a sua inscrição inicial -  disse o secretário.

Além do serviço de orientação, a Prefeitura de Itatiaia  também  montou uma estrutura para garantir mais segurança para as pessoas que aguardam o pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal, junto à Caixa Econômica.

A estrutura, instalada na Rua Dona Apolinária, na altura do número 214,no Centro é formada por três tendas para a proteção dos munícipes contra sol e chuva e ainda cerca de 30 cadeiras para que tenham conforto no atendimento.

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores dividuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.

O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família.Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00

O calendário do pagamento da  2ª parcela foi publicado no  Diário Oficial que pode consultado através do link http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-386-de-14-de-maio-de-2020-256966838

Por Matilde Basilio