22/05/2020 às 18h12min - Atualizada em 22/05/2020 às 18h12min

Coronavírus: Prefeitura de Itatiaia divulga balanço de contágios da doença no primeiro trimestre

A Prefeitura de Itatiaia vem adotando, nestes últimos três meses, medidas efetivas de combate ao novo coronavírus, algumas delas que resultaram em um retorno positivo na contenção e controle da pandemia.

Ações como as de restrições na circulação de pessoas e fechamento temporário do comércio local, o preparo das equipes de saúde, instalação de tenda hospitalar para triagem e identificação de pacientes com sintomas da covid-19 e a desinfecção de áreas públicas foram traduzidas em números.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Município de Itatiaia aplicou o teste SWAB em 60 pessoas no último trimestre, período em que começaram a surgir os casos da doença. O levantamento realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica em Saúde aponta que até esta sexta-feira, dia 22, foram confirmados 14 casos da doença, com 8 pessoas curadas.

A unidade ainda aguarda o resultado de 7 exames pendentes. O trabalho de testagem constante garante uma resposta ao tempo de espera pelos resultados que leva em média 14 dias para análise.

O mês de março fechou com 15 registros de análise, sem nenhum caso de confirmação, já em abril foram identificados 26 casos, sendo quatro destes confirmados para a virose. O perfil varia entre a faixa etária dos 20 aos 59 anos, sendo a maior parte deles nas idade dos 30 aos 39 anos.

Outro dado importante com relação ao perfil das pessoas que contraíram a doença diz respeito ao gráfico estatístico que destaca que 73% dos infectados são homens e 27% mulheres. A secretaria alerta ainda sobre a importância da manutenção dos hábitos de higiene das mãos e o uso contínuo do álcool em gel.

Por Bruno Barreto.