22/06/2020 às 15h44min - Atualizada em 22/06/2020 às 15h44min

Secretaria de Saúde recebe doação de máscaras de proteção contra o COVID-19

Equipamentos,do modelo “Face Shield” foram produzidos e doados pela equipe da Faculdade de Tecnologia da UERJ

A Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última quinta-feira (18) uma doação de 90 máscaras de proteção contra o novo coronavírus,  conhecidas como “Face Shield”.As máscaras foram produzidas e doadas pela equipe da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a FAT/UERJ Resende, durante um encontro com o Secretário de Saúde, Carlos Magno Goulart Fernandes, na sede da Secretaria, no Centro.

De acordo com o secretário, o equipamento confeccionado em impressora 3D, será utilizado por servidores da área de odontologia e também do Ambulatório de Síndrome Respiratória, do Hospital Municipal.

Conforme explica o secretário, além de receber as máscaras, durante o encontro foi estabelecido uma parceria para cruzamento de dados para a elaboração de monitoramento sistêmico do novo coronavírus em Itatiaia, por meio de uma plataforma desenvolvida pela Universidade.

- Esse trabalho consiste em uma plataforma que recebe dados epidemiológicos do Covid-19 e faz um serviço de redirecionamento de leitos em função do índice de disseminação da doença, tendo como base o número de casos estendidos no Ambulatório de Síndrome Respiratória e a necessidade de ocupação de leitos,dessa forma as informações são cruzadas e as estatísticas são geradas. inclusive para a semana epidemiológica - explicou o secretário.

O encontro contou com a presença do Vice-Diretor da FAT/UERJ, Bernardo Bastos da Fonseca, da Coordenadora de Extensão da FAT/UERJ. Luciana Ghussn e do aluno de Iniciação Tecnológica, Thiago Guimarães.

Medidas de prevenção

Para evitar a propagação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda algumas medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos com água e sabão ou utilizar o álcool em gel 70% para higienizá-las. Ao tossir ou espirrar, aconselha-se o uso do cotovelo ou de um pano para cobrir o nariz e a boca. Também é recomendado o uso de máscaras de proteção, que podem ser descartáveis ou de tecido.

Vale ressaltar que é fundamental manter uma distância segura de qualquer pessoa, evitando aglomerações e contatos físicos como abraços, beijos e apertos de mão. Por isso, se for possível, fique em casa.

Por Matilde Basilio