23/06/2020 às 16h54min - Atualizada em 23/06/2020 às 16h54min

Máscaras e novo respirador são doados à Itatiaia no combate à pandemia do Coronavírus

Foto: Ariane Alves / PMI
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta terça-feira, dia 23, cerca de 50 máscaras de proteção ao Coronavírus pela empresa Volkswagen

O Secretário da pasta, Carlos Magno, agradeceu aos esforços empregados em manter a população de Itatiaia segura.

— Essa é uma máscara do modelo face shield, um equipamento muito parecido com uma viseira transparente que atua como uma primeira barreira física de proteção do Covid-19. Essa barreira contribui justamente para que o contato não aconteça de imediato com o rosto de quem usa, já que a transmissão do vírus se propaga principalmente através do contato próximo como, por exemplo, gotículas de saliva, tosse, espirro, contato direto com as mãos ou olhos. — explica o secretário.

Mais reforço para o serviço de saúde

Nesta última segunda-feira, dia 22, a Secretaria de Estadual de Saúde do Rio de Janeiro também enviou aos cuidados da Secretaria Municipal um novo aparelho de ventilação mecânica.

— É um equipamento moderno e com uma interface de fácil utilização que otimiza o trabalho das equipes médicas, além de trazer ganho de tempo para um melhor cuidado ao paciente. — Ressalta Carlos.

Ainda de acordo com o secretário, o novo recurso será utilizado em pacientes que necessitam permanecer mantidos em quadro estável. O Município agora já conta com seis respiradores ao todo.

Por Bruno Barreto.