29/06/2020 às 12h05min - Atualizada em 29/06/2020 às 12h05min

Primeiro dia de distribuição de máscaras acontece na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro de Itatiaia

Foto: Ariane Alves / PMI
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou nesta segunda-feira, dia 29, mil máscaras de proteção respiratória como medida de enfrentamento ao novo Coronavírus.

A tenda com a campanha de distribuição foi montada na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro e segue por outros bairros até o próximo dia 06 de julho.

Ao longo da semana serão doadas cerca de 20 mil máscaras gratuitas para a população de Itatiaia. Entre as pessoas presentes na entrega, a dona de casa, Cláudia Gonçalves, aprendeu sobre o uso correto do acessório e falou sobre a nova rotina.

— Eu só tinha uma máscara e agora como ganhei mais uma posso ficar trocando. Ela é mais uma proteção e uso sempre que saio mesmo. A rotina mudou muito, quando chego em casa já lavo a roupa, passo o álcool na mão. Tento sair só quando preciso mesmo — diz.

A ação visa facilitar o acesso dos moradores a um dos recursos de uso fundamental e obrigatório, sob pena de multa em caso de descumprimento conforme o decreto (nº 3.475 de 24 de junho de 2020).

A aposentada Clodomira Aparecida também garantiu a proteção. Para ela, todas as ações que oferecem mais segurança e orientações são importantes para o combate à propagação do vírus.

— Agora graças a Deus está mais acessível. Antes a gente tinha que sair pra comprar a máscara. Esta que eu peguei é mais uma pra coleção, porque enquanto estiver com essa pandemia no ar a gente precisa fazer de tudo pra nossa proteção e das pessoas. Estou sempre longe de aglomeração. — garante.

O material foi desenvolvido com tecido de camada dupla seguindo todas as recomendações estabelecidas pelas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao combate à Pandemia da Covid-19.

De acordo com o calendário de ações, o bairro Campo Alegre será o próximo a receber a campanha, neste dia 30 (terça-feira), das 9h às 17h. A tenda será montada na Praça da Emancipação.

Por Bruno Barreto.

Veja o cronograma completo com os dias e horários das ações:

Junho:

- Dia 30 (terça-feira), das 9h às 17h: Campo Alegre (Praça da Emancipação).

Julho:

- Dia 1º (quarta-feira), das 9h às 17h: Formigueiro (ao lado da DPO) e também na Praça Finlândia
- Dia 02 (quinta-feira), das 8h às 12h: Vila Flórida (Praça)
- Dia 06 (segunda-feira):
Das 8h às 12h: Maromba (Posto de saúde)
Das 13h às 17h: Maringá (Adm. Penedo).