30/06/2020 às 10h34min - Atualizada em 30/06/2020 às 10h34min

Influenza: Dois grupos prioritários ainda não atingiram a meta de vacinação que segue acontecendo nos postos de saúde

Em Itatiaia, os grupos prioritários formados por pessoas de 55 a 59 anos e por crianças de 2 a 5 anos de idade, ainda não atingiram a meta de vacinação de 95%, determinada pelo Ministério da  Saúde, contra o vírus da Influenza (H1N1) Os moradores que fazem parte desses grupos, assim como as pessoas de outros grupos prioritários que ainda não receberam a vacinação, devem comparecer nas unidades de saúde o quanto antes.

De acordo com o setor de Imunização, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, o grupo com menor percentual de procura até o momento é das pessoas com idade entre 55 a 59 anos, no qual foram vacinadas 1.015 da meta de 1.421, ou seja,  71,4%. Já o grupo formado por crianças de 2 a 6 anos a cobertura vacinal encontra-se em 81,8%, sendo que receberam a vacina 978 crianças da meta de 1.195.

 - Nosso objetivo é atingir a meta do Ministério da Saúde, que é de 95% até o fim da Campanha de Vacinação. Ainda faltam vacinar 24%, ou seja , cerca de 400 moradores do grupo prioritário formados pelas pessoas de 55 a 59 anos e 14%,do grupo das crianças de 2 a 6 anos, que dá um total de 230. Os demais grupos todos atingiram a meta de vacinação - explicou a coordenadora de imunização -  Andrea Millen.

Para receber a vacina é necessário que o paciente ou o responsável procure a unidade de saúde referente ao seu bairro, munido do cartão de vacinação. A imunização acontece das 8h às 17 horas na USF Vila Magnólia, USF Vila Esperança, USF Vila Flórida, USF Campo Alegre I, USF Campo Alegre II , USF Penedo, USF Maromba, UBS Marechal Jardim e na Policlínica Municipal (Centro).

 - A partir de hoje também estamos disponibilizando a vacina para todas as pessoas, ou seja, aquelas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário. Para receber a dose, basta seguir o mesmo procedimento que é o de comparecer a unidade mais próxima de sua casa, munido do cartão de vacinação - disse Andréa.

A vacinação teve início no dia 23 de março obedecendo um calendário vacinal que priorizou na primeira fase crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, independente do tempo de gestação e as puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebês até 45 dias.

A segunda fase da campanha, iniciada em 24 de março, atendeu idosos, professores, trabalhadores de saúde e doentes crônicos com receita médica. No dia 16 de abril o público-alvo foi ampliado para profissionais das forças de segurança e pacientes com doenças crônicas. 

Em Maio, no dia 11,  pessoas entre 55 e 59 anos começaram a receber a vacina.

Por Matilde Basilio

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »