30/06/2020 às 17h19min - Atualizada em 30/06/2020 às 17h19min

Coronavírus: espaços públicos do município passam por serviço de desinfecção

A Prefeitura de Itatiaia iniciou nesta terça-feira (30), o serviço de desinfecção de diversos espaços públicos com grande concentração de pessoas. A higienização consiste na pulverização com quartenário de amônio, uma substância química que possui alto poder desinfetante.

A ação coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, já higienizou alguns locais do Centro da cidade, como a Praça Mariana Rocha Leão, o Fórum e o Cemitério Municipal. O cronograma também inclui outros pontos do município, mas não há previsão de quando essas localidades receberão o serviço.

O secretário de Saúde, Carlos Magno Goulart, explica a importância da desinfecção em locais com um grande fluxo de pessoas.

— A iniciativa tem como objetivo controlar a disseminação do vírus. Queremos conter o contágio nos logradouros públicos onde as pessoas transitam e têm bastante contato. Quando os indivíduos compartilham um espaço já higienizado, sobretudo com uso do quarternário de amônio, que tem eficácia comprovada e uma duração de seis meses, a situação fica mais controlada. – esclarece o secretário.

Covid-19 em Itatiaia
De acordo com o novo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado nesta segunda-feira (29), foram notificados 117 casos suspeitos para Covid-19 no município. Desse total, 50 foram confirmados para o vírus (sete são moradores de outras cidades), 65 foram descartados, 02 aguardam resultado e 26 já foram curados. Além disso, foram identificados 503 casos leves de Síndrome Gripal, dos quais 342 já receberam alta do isolamento e nenhum óbito foi registrado.

O balanço ainda indica que o bairro com maior incidência do coronavírus é o Jardim Itatiaia, com 10 casos positivos, seguido da Vila Odete, com seis casos, do Campo Alegre, com cinco casos e de Penedo e Vila Maia, com três casos. Outras localidades como Jardim Manchete, Centro, Vila Esperança, Vila Magnólia e Vila Pinheiro registraram duas ocorrências do vírus. Já os bairros Country Club, Jardim Lugano, Jardim das Rosas, Jardim Martinelli, Nova Conquista e Vila Paraíso confirmaram apenas um infectado.

Por Letícia de Souza