02/07/2020 às 17h13min - Atualizada em 02/07/2020 às 17h13min

Novo Coronavírus: Prefeitura inicia entrega mais 5 mil cestas básicas aos alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Itatiaia iniciou na manhã de hoje (02) a distribuição de mais de 5 mil cestas básicas para os alunos da Rede Municipal de Educação. A iniciativa visa amenizar os danos causados pela pandemia do novo Coronavírus que trouxe entre os mais diversos desafios relacionados às questões de saúde, também uma instabilidade econômica para as famílias.

A distribuição teve início às 8 horas em todas as unidades municipais de ensino, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, para que não acontença aglomeração em função da pandemia do Covid-19.

- A distribuição está acontecendo dentro do programado e tudo de forma muito organizada, seguindo todas as orientações de saúde. Já percorri todas as escolas e tudo está transcorrendo de uma forma bastante normal. Quero parabenizar a todos os envolvidos e também agradecer os pais e responsáveis - disse o Secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri.

As cestas estão sendo distribuídas por famílias e cada uma conta com 2 pacotes de 5kg de  arroz, 2 pacotes de 1kg de feijão ,4 pacotes de 1kg de açúcar refinado, 2 pacotes de 500g de café tradicional, 2 pacotes de 1kg de macarrão, 1 pacote de 1kg de Sal, 2 potes de 300g de tempero,  2 frascos de 900 ml de óleo de soja, 1 pacote de 1kg de farinha de trigo, 1 pacote de 1kg de fubá, 4 embalagens de 1litro de leite (que serão entregues posteriormente), 2 latas de 130g de extrato  de tomate, 2 pacotes de 400g de  achocolatado, 2 pacotes de 400g de biscoito doce e 2 pacotes de 400g de biscoito salgado.

Também foram distribuídas cestas com materiais de limpeza contendo 1 unidade de sabão em  barra,1 unidade de creme dental , 1 pacote com  4 rolos de papel higiênico, 2 sabonete em barrae 1 frasco de detergente.

No momento da distribuição as famílias também podem optar em receber  gêneros alimentícios da agricultura familiar como, alface, couve, tomate, salsinhas, cebolinhas, banana e iogurte.

Pai de estudantes, Erivelto Felipe, que compareceu ao colégio Colégio Ana  Elisa Lisboa Gregori,no Campo Alegre logo nas primeiras horas da manhã ,explica que a cesta representará uma grande ajuda durante esse momento dea pandemia.

- Será um grande ajuda nesse momento, porque só eu em casa estou trabalhando, minha esposa está desempregada. E o auxilio emergencial não saiu. Então a cesta vai ajudar bastante nesse momento. Porque além dos alimentos em geral, temos os hortifrutis, Estou muito feliz - disse.

O mesmo sentimento de alegria foi compartilhado pela cozinheira Elaine Cristina, ao sair do mesmo Colégio com a cesta de compras da família.

- Com certeza esses alimentos serão muito importantes para mim e minha família. Ela é farta e veio em um momento fundamental, em que nós e muitas famílias precisamos- finalizou.

Segundo dia de distribuição

De acordo com a Secretaria de Educação, a distribuição seguirá nesta sexta-feira (03) em todas as Escolas Municipais para as famílias que ainda não retiraram .Segundo a Secretaria, os responsáveis poderão fazer a retirada dos mantimentos em dois horários de acordo com a matrícula de cada aluno: turno da manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h).A entrega para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontecerá no período noturno, nas unidades de ensino.

- A distribuição seguirá normalmente nesta sexta-feira. Somente as caixas de leite que tiveram um atraso que chegarão na próxima semana e logo serão distribuídas aos pais que comparecerem aos colégios.Nos locais onde não foram distribuídos os iogurtes eles também serão entregues -  finalizou o secretário.

Por Matilde Basilio