Saúde realiza ações de combate ao Novo Coronavírus, em Maromba e Maringá

Foram feitas testagens rápidas, desinfecção de espaços públicos e distribuição de máscaras

A região de Maromba e Maringá recebeu nesta segunda-feira (06) equipes da Secretaria de Saúde para a realização de ações específicas no combate ao Novo Coronavírus. Foram realizadas testagens rápidas em moradores que passaram pela unidade de saúde e apresentaram síndromes respiratórias, além disso, houve distribuição de máscaras e uma equipe da Vigilância Ambiental realizou o serviço de desinfecção de diversos espaços públicos.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Magno Goulart, na região, foram testados 12 moradores, sendo que 2 deles testaram positivo para Covid-19.

– Esses moradores foram ao posto de saúde apresentando sintomas da doença e então foram cadastrados para a testagem rápida. Queremos reforçar a importância de mantermos os cuidados com a higiene e o distanciamento, principalmente com relação ao uso das máscaras. Vamos, com a colaboração de todos, a cada dia vencendo esse momento e trabalhando para que tudo dê certo – relata Carlos Magno.

A distribuição de máscaras visa facilitar o acesso dos moradores ao acessório de uso fundamental e obrigatório, sob pena de multa em caso de descumprimento conforme o decreto de número 3.475 de 24 de junho de 2020, medida de enfrentamento ao Coronavírus. O material foi desenvolvido com tecido de camada dupla seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outra ação realizada nesta segunda-feira, na região de Maromba e Maringá foi a desinfecção dos espaços públicos. A higienização consiste na pulverização com quartenário de amônio, uma substância química que possui alto poder desinfetante.

A ação, por meio da Vigilância Ambiental, já higienizou alguns locais do Centro da cidade, como a Praça Mariana Rocha Leão, o Fórum e o Cemitério Municipal. Carlos Magno Goulart, explica a importância da desinfecção em locais com um grande fluxo de pessoas.

— A iniciativa tem como objetivo controlar a disseminação do vírus. Queremos conter o contágio nos logradouros públicos onde as pessoas transitam e têm bastante contato. Quando os indivíduos compartilham um espaço já higienizado, sobretudo com uso do quartenário de amônio, que tem eficácia comprovada e uma duração de seis meses, a situação fica mais controlada. – esclarece o secretário.

Por Gabriela Ferreira