20/07/2020 às 09h45min - Atualizada em 20/07/2020 às 09h45min

Alunos do projeto ‘ Zumba para Todos’ retornam as aulas seguindo as medidas de higiene

As aulas do projeto “Zumba para Todos, da Secretaria de Esporte e Lazer retornaram essa semana seguindo todas as medidas de higiene contra o novo coronavírus, recomendadas pela OMS - Organização Mundial de Saúde, como o uso de máscara e álcool em gel.

Os treinamentos estão acontecendo uma vez por semana em quatro polos no município, são eles: Centro, Campo Alegre, Vila Flórida e Vila Pinheiro. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Adriana Leal, as aulas, contam com um número limitado de alunos, chegando ao máximo 20 participantes.

- Atualmente contamos com cerca de 150 alunos, porém aqueles com mais de mais de 60 anos ou com doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes, entre outros, estão temporariamente afastados, por conta dos protocolos de saúde da pandemia do Covid-19. Então estamos trabalhando com um uma média de 20 alunos por aula - explicou.

A professora conta ainda que para participar das aulas é exigido que todos cheguem ao local de máscaras. Antes de iniciar as aulas as alunas também devem higienizar as mãos com o álcool em gel que é disponibilizado na entrada.

- Para retornarmos com as atividades seguimos todas as medidas de higiene recomendadas. As aulas também estão sendo realizadas com o distanciamento necessário entre as nossas alunas - salientou.

Adriana lembra que a falta de exercícios físico, principalmente no período de pandemia pode acarretar o estresse emocional.

- A atividade física é muito importante nesse momento, pois pode ajudar na melhoria da saúde, proporcionando a perda de peso e até mesmo a melhora do humor e da qualidade de vida - finalizou a coordenadora.

Cronograma

De acordo com o cronograma as aulas acontecem uma vez por semana em cada unidade. No centro as atividades são realizadas todas as segundas-feiras, às 19 horas, no Estádio Municipal Antônio Corrêa. No mesmo dia também acontecem aulas na quadra do Colégio Léa Duarte Jardim, na Vila Flórida. No bairro Campo Alegre, os encontros são as terças-feiras, às 18h30, na quadra de esportes (próximo a praça da Emancipação) e na Vila Pinheiro, às 19h30, são realizados os treinamentos na quadra ao lado da Associação de Moradores do bairro.

Aulas Online

Além das aulas presenciais, o Projeto ‘Zumba para Todos’ também disponibiliza aulas online. Os treinos podem ser acompanhados ao vivo por meio de um link disponibilizado via Whatsapp aos alunos matriculados regularmente no projeto. O objetivo é fazer com que os participantes não percam o ritmo das aulas.

O Projeto

A Zumba é uma atividade física aeróbica tradicional, que apresenta movimentos de dança e coreografias, fazendo a mistura de vários ritmos latinos e internacionais. Lançado em 2018, pela Prefeitura de Itatiaia, o projeto “Zumba para Todos” tem o objetivo de proporcionar, por meio de atividades de interação com o público, bem-estar, autoestima e qualidade de vida.

Por Matilde Basilio