21/12/2020 às 20h07min - Atualizada em 21/12/2020 às 20h07min

Defesa Civil mantém alerta sobre tempestades de verão

Com a chegada do Verão, na manhã de hoje (21), a Defesa Civil Municipal segue atenta as tempestades típicas dessa época do ano. O último final de semana contou com altas temperaturas e pancadas de chuva no município. 
 
No final da tarde de sexta-feira (18),por conta da tempestade, a Defesa Civil , em conjunto com a Guarda Municipal e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, atendeu ocorrências em várias localidades da cidade, entre elas,quedas de árvores em Penedo(Jardim Martinelli, Fazendinha e Avenida Casa de Pedras) e também na Rua João Vitorino Vieira, no bairro Vila Odete. 
 
De acordo com a Defesa Civil, as ocorrências da Vila Odete e do Jardim Martinelli provocaram danos na rede elétrica. Por isso, os órgãos municipais interditaram os logradouros e a empresa responsável foi acionada para restabelecer o serviço. 
 
- Ocorrências que envolvem o fornecimento de energia são de responsabilidade da concessionária de energia elétrica. A Defesa Civil é responsável por isolar o perímetro para que ninguém se machuque - explicou Valdair do Nascimento, diretor da Defesa Civil Municipal. 
 
Também houve um princípio de deslizamento de terra nos fundos de uma casa no início da Rua Juliana Campos Neves, no bairro Vila Esperança. O imóvel passará por uma vistoria técnica de engenheiros.Não houve desabrigados e nem desalojados. 
 
Já no domingo uma chuva forte, acompanhada de vento também atingiu o município, porém não foi comunicada nenhuma ocorrência. 
 
Orientações 
 
Em situação de chuvas intensas acompanhadas de raios, a Defesa Civil do município orienta: 
 
•   Não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas. 
•   Não utilizar equipamentos ligados à rede elétrica, principalmente se tiverem sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. 
•   Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés. 
•  Não empinar pipas ou aeromodelos com fio. 
•   Não permanecer na água. 
• Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota (tratores, motocicletas ou bicicletas). 
•   Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos. 
•   Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios. 
•   Não entrar em piscinas ou lagos durante a chuva, uma vez que há o risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é intensificado pela possibilidade de cabeça d’água. 


Emergência 
 
Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no número 193. Para acionar a Defesa Civil e esclarecer dúvidas ou fazer solicitações – como para avaliação estrutural e de infiltrações – ligue para o número 199 ou (24) 3352-1134 até às 17h. Após esse horário ligar para o telefone (24) 3352-6752 ou 153 para chamar a Guarda Municipal. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »