28/12/2020 às 18h09min - Atualizada em 28/12/2020 às 18h09min

Chuva: Defesa Civil segue atenta as ocorrências no período de verão

Itatiaia registrou no último sábado,dia 26, um volume 58mm de chuva, o que é considerado um nível muito forte. A informação é da Defesa Civil Municipal que foi acionada para atender ocorrências em Penedo.

De acordo com o órgão, na Estrada das Três Cachoeiras, aconteceu a queda de uma árvore na rede de energia elétrica.A empresa responsável pela distribuição de energia no local  foi comunicada para atender a ocorrência.

Também em Penedo houve deslizamentos de terras em algumas vias, sendo um na África I e outros dois no Jambeiro 2, que deixaram as vias em meia pista. Em ambos os casos, as ruas foram sinalizadas pela Guarda Civil Municipal. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também trabalhou na desobstrução dos  espaços.

No Centro de Penedo, por conta do excesso de chuva, em curto espaço, de  tempo, o nível do Rio das Pedras subiu  rapidamente e ocasionou um alagamento em um trecho da Avenida das Mangueiras. De acordo com a Defesa Civil, "a ocorrência se deu por causa do volume de chuva acima da média, que  fez com que os bueiros não tivessem vazão".

Já no Jardim Martinelli também houve caso de alagamento na Avenida Giotto.O local foi sinalizado pela Guarda Municipal e temporariamente interditado para a passagem de veículos. Os motoristas que trafegam pelo local contam com desvios alternativos.

A Defesa Civil informou ainda que no mesmo dia foi registrado uma cabeça d'água no Parque Nacional do Itatiaia.

-  Não havia ninguém na água, mas  vamos manter as orientações sobre os cuidados com cabeças d'água nessa época do ano -  disse o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento.

Valdair também explicou que vem mantendo contato frequente com equipe da Represa do Funil para saber a vazão do reserrvatório que desaguá no Rio Paraíba do Sul.

-   Fizemos contato com o operador de plantão  que nos informou que  a vazão era de  300 m3/s e o reservatório estava em 58%, o que é considerado dentro da normalidade -  disse.

Emergência

Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no número 193. Para acionar a Defesa Civil e esclarecer dúvidas ou fazer solicitações – como para avaliação estrutural e de infiltrações – ligue para o número 199 ou (24) 3352-1134 até às 17h. Após esse horário ligar para o telefone (24) 3352-6752 ou 153 para chamar a Guarda Municipal.