09/02/2021 às 17h07min - Atualizada em 09/02/2021 às 17h07min

Crianças e adolescentes de Itatiaia terão primeiro espaço de atendimento psicossocial

 
A partir desta quarta-feira (10), o Programa de Saúde Mental de Itatiaia contará o primeiro espaço de atenção psicossocial destinado à criança e adolescentes, de 0 a 18 anos. A sala de atendimento, que funcionará na Policlínica Municipal, no Centro, foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através de uma parceria  do Programa  de Saúde Mental com a Unidade de Saúde.  
 
De acordo com o Programa, para receber o atendimento as crianças e adolescentes passarão por uma triagem, onde serão acolhidas e avaliadas por uma psicóloga e caso seja identificada a necessidade de atendimento especializado, o paciente será direcionado para o tratamento terapêutico.  
 
O atendimento varia de acordo com as necessidades de saúde apresentadas pelo paciente, podendo incluir acompanhamento psicológico, oficinas terapêuticas ou articulação com outros dispositivos da assistência. 
 
 - O objetivo é inserir a criança ou o jovem o portador de transtorno mental na rede de assistência, promovendo sua inclusão social e ao mesmo tempo promovendo uma humanização do atendimento através do acolhimento. Vale ressaltar a importância da  participação da diretora técnica, Drª Janaina Azizi e da enfermeira ,Lariane Maia nesse trabalho de implantação do serviço -  disse a gerente do  Programa de Saúde Mental, Cassiany Nazaret Lopes. 
 
Para receber os pacientes e os familiares o espaço foi cuidadosamente preparando, recebendo inclusive decoração especial.  
 
 - Esse espaço foi pensado para a psicoterapia. É um espaço reservado e voltado  para o atendimento das crianças e jovens. Entendemos a necessidade do município para melhor atender a comunidade e ficamos felizes por fazermos parte desse trabalho  que visa  proporcionar melhor qualidade de vida para quem é diagnosticado com transtornos psíquicos  - explicou Cassiany. 
 
O atendimento ao público terá inicio na  próxima semana e será realizado às quartas e quintas-feiras, das 08h ás 17 horas, na Policlínica Municipal, localizada na Avenida dos Expedicionários, nº175, Centro. Para ser atendido é necessário fazer o agendamento para o processo de triagem.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »