11/02/2021 às 17h08min - Atualizada em 11/02/2021 às 17h08min

Ordem Pública: fiscalização será reforçada durante o feriado prolongado

Ariane Alves / PMI
Após decretar ponto facultativo nos próximos dias 15 e 17 de fevereiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública, definiu estratégias visando aumentar a segurança de moradores e turistas, principalmente nas regiões turísticas da cidade.

EM reunião na manhã desta quinta-feira (11), na sede da Guarda Civil Municipal, a secretária de Ordem Pública, Ilka Magalhães, o comandante da Guarda Municipal, Gerson Silva, o subcomandante Assis, representantes do Grupamento Especial do Meio Ambiente, da Defesa Civil, do DETRA – Departamento de Trânsito, da Secretaria de Planejamento e da Polícia Militar, definiram estratégias em relação à fiscalização, atendimento de demandas e orientações à moradores e turistas durante esses dias.  
A Guarda Civil Municipal seguirá o trabalho de fiscalização do trânsito nos centros comerciais, patrimônio e meio Ambiente. A fiscalização será reforçada no entorno das cachoeiras. De acordo com o comandante do órgão, os agentes atuarão ainda proibição da entrada de veículos de turismo sem autorização, além de fiscalizar a circulação de bugres e quadrículos, nas localidades turísticas, com apoio do DETRA.

A Defesa Civil, que já realiza rondas periódicas a fim de orientar e alertar sobre os riscos de acidentes e de “cabeças d’água” nos rios e cachoeiras, irá isolar áreas que estiver apresentando risco de deslizamentos e acidentes. Os agentes do DETRA informaram que as placas de sinalização de acesso às cachoeiras estão bem colocadas e visíveis e que está finalizando a colocação de mais unidades.

O apoio da Polícia Militar se dará com a presença de veículos e motocicletas nos locais de maior fluxo de veículos e pedestres, e caso haja necessidade se dispôs ao trabalho conjunto em blitz de trânsito.

Turismo e combate à pandemia          
Face a pandemia e a necessidade de restrições sanitárias, a Secretaria Municipal de Turismo espera um feriado de Carnaval agradável e seguro em Itatiaia. Os hotéis, restaurantes, comércio e serviços, estão preparados e aplicando as medidas de segurança necessárias recomendadas pelos órgãos de saúde, em cooperação com a Prefeitura Municipal de Itatiaia, através de seus mecanismos de fiscalização. Rondas de guarnições da Guarda Municipal fiscalizarão e orientarão os turistas sobre as melhores práticas de segurança no combate à COVID-19.

As medidas sanitárias adotadas pelo município são: obrigatoriedade do uso de máscaras, utilização de álcool 70º e distanciamento. Por questões de segurança e combate à proliferação do vírus, as excursões estão temporariamente proibidas.O acesso às regiões turísticas do município está limitado aos carros de passeio, ficando proibida a entrada e vans, ônibus e micro-ônibus. O horário limite de funcionamento dos estabelecimentos na região turística de Itatiaia é de até as 2h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »