12/02/2021 às 18h03min - Atualizada em 12/02/2021 às 18h03min

Itatiaia vacinou 492 idosos acima de 80 anos, em 10 dias

Município recebeu mais 240 doses da vacina contra Covid-19, nesta quinta-feira (11)

Foto: Ariane Alves
Itatiaia segue vacinando profissionais de saúde, idosos acima de 80 anos e pessoas com deficiência institucionalizadas, contra a Covid-19. Esta semana, a equipe de imunização fez a vacinação dos idosos com mais de 80 anos, que estão acamados, na área central, em Penedo e em Maromba. Nesta quinta-feira (11), o município recebeu mais 240 doses da Coronavac.

De acordo com o setor de Imunização, 40 doses serão utilizadas para o reforço na imunização (dose 2) dos profissionais de saúde que já receberam a primeira dose e 200 serão utilizadas para finalizar a imunização dos idosos acima de 80 anos, além de garantir imunização a motoristas de ambulância, profissionais da clínica de fisioterapia, da farmácia central e do hospital municipal e ainda de quatro funcionários do cemitério municipal.

-  Na próxima semana, após o feriado prolongado, vamos continuar vacinando idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde da linha de frente. O idoso que precisar receber a dose em casa e não está cadastrado no Programa Melhor em Casa, deve entrar em contato com o posto de saúde referente ao seu bairro o quanto antes para agendar a aplicação da vacina – explicou Andréa.

A coordenadora afirmou ainda que aguarda as determinações do Ministério da Saúde para as próximas fases.
-. Estamos à frente, sendo um dos primeiros municípios no Estado a atender o público acima de 80 anos. A maioria dos municípios está começando acima de 90 ou 85 anos. E estamos muito satisfeitos em poder contemplar essa faixa etária. De acordo com o número de doses que formos recebendo e os novos grupos forem determinados pelo Ministério da Saúde, nós vamos começar a imunizar, com muita responsabilidade e transparência – declarou.

Itatiaia iniciou a vacinação contra Covid-19 no dia 20 de janeiro e até o momento, imunizou 760 moradores, sendo 07 pacientes da Residência Terapêutica, 13 pacientes do Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), 248 profissionais de saúde da linha de frente e 492 idosos acima de 80 anos.

Para receber a vacina
Os idosos, acima de 80 anos, estão sendo vacinados na Policlínica Municipal, no Centro, das 9h às 16h30. Para a vacinação, a Secretaria de Saúde pede que os idosos tragam o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, se possuir.

Os moradores dentro desta faixa etária que tenham dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em veículos, no sistema “drive thru” na frente da unidade de saúde. aso o idoso maior de 80 anos esteja sob prescrição de medicamentos controlados ou fazendo quimioterapia, precisará de avaliação de seu médico para ser vacinado.

Se o idoso já contraiu a COVID-19, precisa se apresentar 30 dias após o diagnóstico da doença. Caso, no momento da vacinação, o munícipe apresente febre ou estados gripais, não será vacinado nessa oportunidade.