27/04/2021 às 17h02min - Atualizada em 27/04/2021 às 17h02min

Segunda dose da vacina contra Covid-19 está garantida em Itatiaia

A campanha de imunização contra a COVID-19, em Itatiaia, segue avançando e ampliando o público-alvo. O Setor de Imunização, da Secretaria de Saúde tem atendido toda a demanda de doses 1 e 2, na cidade. Só nesta terça-feira, dia 27, 171 moradores receberam a segunda dose da vacina, na Policlínica Municipal, no Centro. 

O senhor Otávio de Miranda Santos, de 70 anos, residente em Penedo, foi um dos moradores a receber a segunda dose, nesta terça-feira. “Saio daqui mais esperançoso, agora com as duas doses aplicadas, aguardando um futuro melhor. Vamos manter todas as precauções, seguindo com os cuidados e desejando que em breve, toda a população possa ser imunizada assim como eu” – disse o morador. 

A demanda de dose 2 está sendo atendida normalmente e até dia 5 de maio, idosos entre 71 e 64 anos estão com a segunda dose da vacina Coronavac garantida. De acordo com o setor, algumas estratégias foram tomadas, desde o início da campanha, já pensando em garantir as doses para a segunda aplicação. 

- Vamos atender e imunizar todos os idosos residentes e que receberam a primeira dose, aqui em Itatiaia. Todas as remessas que recebemos para D2, desde o início da campanha, foram armazenadas, para que fossem utilizadas exclusivamente para a segunda dose. Outra estratégia foi passar a utilizar a vacina Aztrazeneca no público-alvo de 63 a 60 anos, que também não ficará sem a segunda aplicação. Além disso, como a campanha de vacinação ocorre no município de forma centralizada, em um único local de imunização, tornou-se possível um maior controle dose a dose, aplicadas somente nos moradores de Itatiaia, dentro dos grupos elencados, conforme preconizado no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. – explicou a coordenadora. 

De acordo com o último levantamento, divulgado pela Secretaria de Saúde, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o município imunizou, com a segunda dose, 1837 moradores, representando 5,72% total da população. 
Já receberam a primeira dose, 5930 moradores, sendo 18,4% da população total. 

Vacinação de moradores com comorbidades 

Após vacinar o público-alvo de idosos acima de 60 anos, a Secretaria de Saúde, vai dar início, no próximo dia 3 de maio (segunda-feira), à vacinação dos moradores de 18 a 59 anos, com comorbidades. Os diabéticos, imunossuprimidos e pessoas com obesidade mórbida serão os primeiros a receberem a dose.

Os moradores desses grupos, que já realizaram o cadastro no site da Prefeitura, devem ir à Sala de Vacinação, a partir do dia 3 de maio, mulheres devem ir na parte da manhã, de 9h às 11h e homens, na parte da tarde, de 13h30 às 15h30, para receber a dose da vacina.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »