08/07/2021 às 14h22min - Atualizada em 08/07/2021 às 14h22min

Prefeitura inaugura nova sede da Biblioteca Pública Dona Mariúcha

A Prefeitura de Itatiaia, através da Superintendência de Cultura realizou na tarde desta quarta-feira, dia 07, a inauguração da Nova sede da Biblioteca Pública Dona Mariúcha, que passou a funcionar na Avenida dos Expedicionários, nº20,no Centro.  

O evento seguiu todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS, como a obrigatoriedade de máscara de proteção facial, higienização e  distanciamento social. 

De acordo com a programação, a abertura foi realizada pelos músicos da Casa da Cultura que receberam os convidados ao som de vários clássicos da Música Popular Brasileira, entre eles “O caderno” e “Aquarela”, do compositor Toquinho. Em seguida os profissionais fizeram a execução dos Hinos Nacional e do Município. 

O superintendente de Cultura, Jerfesson Santos, em seu pronunciamento falou da alegria de inaugurar a biblioteca, após estar quase dois anos desativada  e também dos novos projetos para a continuidade da melhoria do espaço. 

 - É com muita alegria que inauguramos a nova sede da biblioteca, uma ação muito importante que tem o objetivo devolver a oportunidade das pessoas terem acesso aos livros, principalmente nesse momento de pandemia. Como forma de melhorar esse acesso, estamos fazendo parcerias com empresas para adquirirmos novos livros, estamos criando um link para disponibilizar livros de forma digital e também vamos criar um tour digital onde as pessoas poderão fazer visitas a equipamentos culturais em vários pontos do país, explicou o superintendente.   

Para a inauguração a nova sede ganhou um busto da patrona. A imagem  foi doada por um admirador da leitura, o empresário Pedro Paulo Faria, que recebeu uma placa de agradecimento durante o evento. 

Também foram homenageados com placas a ex-servidora Helenice Dile Evangelista, que esteve a frente da biblioteca por mais de 20 anos e  o sobrinho de Dona Mariúcha, Luis Gabriel Guimarães Freire Sobrinho.  

Ao final do evento foi feito o descerramento do busto e da placa de inauguração e logo em seguida uma visita guiada pelo interior da nova sede da BIPUIM. 

A cerimônia contou com a participação do presidente da Câmara,  Alexandre Campos, o Tim Campos, do vereador João Márcio e  Eduardo Pereira, o Dudu Pereira e também de  secretários municipais e convidados. 

A Biblioteca 

Atualmente a  biblioteca conta com um acervo de cerca 15 mil livros de mais de 80 autores diferentes, além de revistas e gibis. A nova sede reúne sala de recepção, salas de literatura infantil e infanto juvenil, de literatura brasileira e estrangeira, de literatura didática, área de pesquisa,  espaço de doação, além de um espaço para contação de histórias e outras atividades lúdicas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »