15/07/2021 às 11h24min - Atualizada em 15/07/2021 às 11h24min

Julho Amarelo: Prefeitura reforça importância da prevenção e detecção das Hepatites Virais

No “Julho Amarelo”, mês que marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28 de julho), a Secretaria Municipal de Saúde, através do PES - Programa Especial de Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce para a prevenção e controle da doença.

A Hepatite é uma doença infecciosa que afeta o fígado e pode evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer.  Todos os tipos de hepatite podem levar à morte.

De acordo com a coordenadora do PES, Graziele Freitas, o paciente que apresentar algum sintoma pode procurar atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.

- Existem os testes rápidos, que são feitos nas Unidades de Saúde e caso identificados os reagentes, o paciente é encaminhado para exames laboratoriais e confirmando a presença da hepatite ele é encaminhado para o programa para que possamos dar prosseguimento no atendimento e tratamento, caso se for indicado - explicou Graziele.

Os atendimentos no Programa Especial de Saúde acontecem todas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h e as terças, das 08h às 17 horas, na Policlínica Municipal, no Centro. O acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado por uma profissional da saúde.

- Atualmente o município conta com dez pacientes em tratamento. Vale lembrar que a prevenção é feita através do uso de preservativos e da vacina. Já o tratamento é definido em consultas individuais, onde são avaliadas as condições gerais dos pacientes e prescrita a  medicação - concluiu a coordenadora.

O PES -Programa Especial de Saúde funciona na Policlínica Municipal, na Avenida dos Expedicionários, nº175 - Centro.