30/07/2021 às 17h21min - Atualizada em 30/07/2021 às 17h21min

Rede Municipal de Ensino retorna com aulas presencias, na próxima segunda-feira (02)

Na próxima segunda-feira, dia 02, a Prefeitura de Itatiaia iniciará o processo de retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. De acordo com o decreto nº 3698/21, as aulas iniciarão de forma regrada, gradual, híbrida e progressiva, porém respeitando o calendário escolar letivo, os protocolos de retorno, medidas de saúde e segurança instituídos e também os pareceres técnicos e orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia.

Segundo a Secretaria de Educação, na primeira etapa de retorno, voltarão para as salas de aulas, os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos fases VI e VII, obedecendo a porcentagem definida pelas bandeiras divulgadas periodicamente do Painel COVID-19, podendo dividir as turmas, para garantir o distanciamento.

Para o retorno dos alunos às salas de aulas, os pais ou responsáveis deverão autorizar, porém as atividades continuarão sendo disponibilizadas para os estudantes que os pais optarem pelo ensino remoto.
 - O retorno das aulas foi programado com muita responsabilidade. Eles terão um horário diferenciado para que tenham uma boa adaptação. Os profissionais da Educação estarão no ambiente escolar para oferecerem aos alunos que não retornarão  presencialmente momentos para plantões de dúvidas. É importante ressaltar ainda que cada escola constituiu a sua Comissão Escolar para fazer todo o acompanhamento e gerenciamento  do retorno dos estudantes neste momento de pandemia, explicou a secretária de Educação, Diene Motta.

Preparativos

Atendendo os Protocolos Sanitários para evitar a Covid-19, foram efetuadas compras de equipamentos de proteção individual (EPIs), totens de álcool, termômetro digital infravermelho, tapetes sanitizantes, entre outros.
Conforme explica a secretária, para receber os estudantes, as unidades escolares também receberam manutenção, limpeza de caixa d’água, capina e dedetização. As escolas também irão se adequar às necessidades de forma gradativa, a fim de que possam voltar a rotina de atividades normal.