21/09/2021 às 16h37min - Atualizada em 21/09/2021 às 16h37min

Prefeitura realiza plantio de mudas para celebrar o Dia da Árvore

Foto: Pedro Luz
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, na manhã desta terça-feira (21), um plantio de mudas de espécies nativas, na Rua Wanderbilt Duarte de Barros (Estrada do Parque Nacional), em celebração ao Dia da árvore. Foram plantadas mudas de quaresmeiras e de babosa branca. Participaram o secretário de Meio Ambiente, Vladir Fernandes, a bióloga do Horto Florestal, Eliana Gouvêa, viveiristas do horto, integrantes do GEMA - Grupamento Especial de Meio Ambiente, o comandante da Guarda Municipal, Gerson da Silva, e equipe da empresa prestadora de serviços da Secretaria de Obras.
- A iniciativa marca o Dia da Árvore e o início de uma revitalização na via. Nosso objetivo principal é atuar diretamente para promover boas práticas ambientais e a preservação das áreas verdes, no município. A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população – afirmou o secretário de Meio Ambiente de Itatiaia, Vladir Fernandes.

Doações de mudas
O Horto Florestal de Itatiaia disponibiliza aos moradores mudas de espécies de árvores frutíferas, ornamentais, nativas, entre outras, todas as quintas-feiras, das 8h30 ao meio-dia. Cada morador tem direito a 10 mudas por mês, contabilizadas no cadastro realizado no ato da primeira entrega.
No momento da retirada é registrado o local que receberá a plantação das mudas, portanto o morador que desejar também poderá obter no local orientações de como fazer o plantio e qual é o tipo mais adequado para cada área. Localizado na Vila Odete, nos fundos da Oficina da Prefeitura, o Horto funciona com o objetivo de incentivar o cultivo de plantas nos jardins, pomares, áreas de preservação permanente e arborização urbana.
Não é necessário nenhum tipo de vasilhame para o transporte das mudas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, as mudas estão condicionadas em um plástico, prontas para serem entregues. O telefone de contato do Horto Florestal de Itatiaia é o (24) 3352-1405. O Horto fica na Rua Osmar Amorim, s/n, na Vila Odete.