06/10/2021 às 17h49min - Atualizada em 06/10/2021 às 17h49min

Hospital Municipal celebra Outubro Rosa com palestra para pacientes e servidores

Em alusão a campanha “Outubro Rosa”, que visa a  conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da  Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje (06), uma palestra sobre o tema  no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia.

A atividade fez parte do projeto “Sala de Espera”, que oferece esclarecimentos sobre temas da saúde aos pacientes que aguardam atendimentos e também aos acompanhantes e servidores da unidade. O objetivo da palestra foi reforçar a importância do rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

Além dos esclarecimentos, durante o encontro foram distribuídos os laços rosa, que simbolizam o mês e ainda disponibilizada uma árvore com mensagens  de autoestima.

O evento contou com a presença do Secretário de Saúde, Leandro de Oliveira, do diretor administrativo, Leandro Coelho e de uma equipe multidisciplinar  formada por enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais.
De acordo com a coordenadora de fisioterapia da Unidade, Paula Motta,  que integra a equipe organizadora do projeto, semanalmente serão realizadas atividades.

- Todas as quartas-feiras teremos palestras, sendo esse mês relativas ao Outubro Rosa e nos meses subseqüentes relativos a outros assuntos importantes. Outra ação será a veiculação de vídeos educativos na sala de espera do Hospital. Durante esse mês será realizado ainda o projeto “Cuidando de quem cuida”. Nesse projeto serão feitas mamografias nas servidoras do Hospital que se enquadram nos critérios - finalizou,  Paula Motta.

O encontro, na manhã de hoje, foi realizado com todas as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde contra a Covid-19, como o uso de máscara, de álcool em gel e distanciamento social.