04/11/2021 às 15h31min - Atualizada em 04/11/2021 às 15h31min

Prefeitura inicia segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária iniciou nesta quinta-feira, dia 04, a abertura da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em todo o município. A imunização, gratuita é destinada aos bovinos e bubalinos dos pequenos produtores de Itatiaia, que poderão agendar a visita da equipe diretamente na Secretaria.

A abertura da Campanha aconteceu na Fazenda Belos Prados, na Vila Paraíso e contou com a presença do Prefeito Silvano Rodrigues, do Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marcos Fontes, do presidente da Câmara, Alexandre Campos , o Tim Campos, de técnicos da Emater/RJ e servidores da  Secretaria.

A segunda etapa da campanha compreende os animais de até dois anos de idade. Segundo levantamento, nos últimos anos o município não registrou nenhum caso de febre aftosa.

- Assinamos hoje, na reunião com produtores rurais do município de Itatiaia, no lançamento da segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, o termo de cooperação técnica entre o município e a secretaria de Agricultura do Estado para que o Itatiaia possa emitir em nossa secretaria o GTA - Guia de transporte animal, proporcionando assim, facilidade e rapidez para todos que precisarem, disse o secretario da pasta, Marcos Fontes.

A GTA é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para finalidade  como recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros. Apenas cães e gatos não necessitam transitar com GTA.

Para solicitar o agendamento, o pequeno produtor pode comparecer a  Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária ou agendar pelo telefone (24) 3352-1439. A Secretaria fica localizada na  Rua Vitória Sócrates, nº156 (marginal da Rodovia Presidente Dutra), no bairro  Vila Martins. O  horário de funcionamento de 8h às 12 horas e de 13h30 às 17 horas.

A febre aftosa

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara. Ela é transmitida pelo leite, carne e saliva do animal doente, como também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados.

A doença causa febre e aftas na boca e cascos dos animais, dificultando a alimentação e locomoção. O rebanho atingido fica com a produção de leite e carne comprometida, perdendo valor, o que causa prejuízos econômicos e sociais ao município e ao produtor.