22/11/2021 às 18h34min - Atualizada em 22/11/2021 às 18h34min

Prefeitura entrega chaves da Capela Nosso Senhor dos Passos a Paróquia de São José

Em um momento marcado por muita alegria e emoção, a paróquia de São José recebeu na manhã de ontem (21), as chaves da Capela Nosso Senhor dos Passos. A Cerimônia aconteceu em frente a Capela e as chaves foram entregues pelo Prefeito Silvano Rodrigues ao representante da paróquia, Padre José Flávio Centro.

A entrega aconteceu após a aprovação da lei nº 1.179/21, que autorizou o município a permutar a área da Prefeitura onde se localiza a Capela Nosso Senhor dos Passos, no Centro, construída há mais de 150 anos, pela área da Mitra Diocesana de Barra do Pirai – Volta Redonda, onde está localizado a UBS Maromba e o largo em frente à Igreja São Miguel Arcanjo.

A programação, organizada pela Paróquia, contou com uma procissão, com saída da Matriz até a Capela, oração do terço pelos fiéis e logo após a entrega da chave e homenagens.

-  Esse é um momento muito especial para todos nos moradores de Itatiaia, porque a preservação dessa Capela é a preservação da Cultura e da História do nosso município e por isso estamos muito felizes em poder participar desse momento tão importante para todos nós, disse o Prefeito Silvano Rodrigues

Logo em seguida os fiès participaram de uma missa em Ação de Graças a Nosso Senhor dos Passos.

A regularização

De acordo com a Superintendência de Cultura, o movimento para a regularização da Capela teve início há cerca de 20 anos, porém os processos não foram concluídos por falta de informação. Para que tivesse andamento, a Superintendência, junto com a equipe de Patrimônio da Prefeitura fez um estudo minucioso e deu início a um projeto de Lei que foi encaminhado para a Câmara Municipal e logo depois aprovado.

Conforme a lei que deu origem a permuta, com a regularização será possível a retirada da escritura e com isso a restauração da Capela, um antigo desejo dos moradores de Itatiaia, da Prefeitura e da Mitra Diocesana.

A Capela

A construção da Capela Nosso Senhor dos Passos foi iniciada no fim do século XIX, aproximadamente em 1898 e concluída no início do século 20, em meados de 1914. A construção da obra foi idealizada pela senhora Mariana da Rocha Leão, que segundo relatos históricos era muito religiosa fez a promessa pela recuperação do marido e dedicou a capela a Nosso Senhor dos Passos.

A obra arquitetônica retrata bem as novas tendências da art-nouveau e a mão de obra utilizada foi de negros alforriados. A Capela foi palco de muitas celebrações importantes, tais como, as missas em latim, casamentos, primeira comunhão, crismas e batizados.

Ao longo dos anos houve várias manifestações para que o espaço voltasse a funcionar como templo religioso, entre eles podemos citar a participação do saudoso padre João Solack. Agora, após décadas, a igreja volta para a responsabilidade da paróquia Matriz de São José. A Capela tem 107 anos e é um dos prédios mais antigos de Itatiaia.