12/01/2022 às 15h02min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h02min

Defesa Civil acompanha ocorrências causadas pelas fortes chuvas

Na manhã dessa terça-feira (11), o prefeito de Itatiaia, Thiago Rodrigues Moreira, acompanhou representantes do INEA - Instituto Estadual do Ambiente - e a Defesa Civil na vistoria a alguns imóveis que sofreram fortes avarias pelas chuvas. Nessas visitas, o INEA e a Defesa Civil orientaram os moradores e proprietários dos imóveis sobre as melhores práticas para a recuperação dos imóveis e prevenção a novos acidentes causados pelas fortes chuvas.
 
Até o momento, não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas. Há ocorrências de quedas de árvores e houve dois deslizamentos em vias, mas sem vítimas e já solucionados. O alto índice pluviométrico vem preocupando, já que choveu aproximadamente 90 mm em 24 horas. Houve ainda uma enchente no rio Santo Antônio, mas não houve transbordamento ou inundações. 
 
O coordenador de Defesa Civil de Itatiaia, Valdair Nascimento, orienta que a qualquer sinal de perigo as pessoas mantenham a calma e busquem ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros. Outra dica fundamental é que em caso de chuvas fortes, acompanhada de raios, os moradores desliguem imediatamente os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar curtos-circuitos.
 
O coordenador frisa ainda que é importante que todos fiquem atentos ao nível da água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas. Também é importante evitar as cachoeiras, pois a instabilidade do tempo favorece o risco de cabeça d'água.
 
 
O monitoramento das ocorrências relacionadas a chuvas no município tem sido constante, entretanto, em caso de emergências a população poderá acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3352-6752.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »