Gripe: Itatiaia começa a vacinar gestantes e idosos contra o vírus

Começou hoje (24), em todo o município, a Campanha de Vacinação contra o vírus influenza (gripe). A imunização segue um calendário do Ministério da Saúde e teve início com as gestantes e os idosos (60 anos ou mais). Para ambos os grupos, a imunização seguirá até final da campanha, em 01 de junho. Da meta de 7.396 pessoas, que corresponde a 100% do público alvo, a expectativa e vacinar 275 gestantes e 1.353 idosos.

Para receber a dose da vacina o morador deve procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro e apresentar o cartão de vacinação. No caso das gestantes a recomendação é se vacinarem o quanto antes, durante as consultas nas unidades de saúde.

– Nessa etapa  a nossa expectativa é vacinar também 100% do público de idosos e gestantes. Esses grupos poderão se vacinar durante toda a campanha que tem a data de encerramento em 1º de junho, mas é importante que  não deixem para a última hora e se vacinem o quanto antes – disse a coordenadora do Setor de Imunização, Andréa Millen.

A imunização acontece das 8h às 16h na Policlínica Municipal, no Centro e nas Unidades de Estratégia da Saúde da Família da Saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I, Campo Alegre I Penedo, Maromba e na Unidade Básica de Saúde do Marechal Jardim.

Em Itatiaia a  Campanha é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes com comorbidades, além de profissionais de saúde e professores.

Pacientes acamados serão atendidos durante toda a campanha. A vacinação será feita  pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

De acordo com o Ministério Saúde a  vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B. Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações.Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

 

Confira o calendário de vacinação:

– Gestantes: durante toda a campanha

– Idosos: durante toda a campanha

– De 30 de abril a 05 de maio – Profissionais de saúde que se encontram na ativa.

– De 07 a 11 de Maio – Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias).

– De 12 de maio – “Dia D” da campanha – Imunização de todos os grupos

– De 14 a 18 de Maio – pessoas de 5 anos a menos de 60 anos com comorbidades (duas ou mais doenças) e doenças crônicas, com a apresentação da prescrição médica.

– De 21 a 25 de Maio – Professores das escolas públicas  e privadas

– De 28 de Maio a 1º de junho – Todos os grupos.

Por Matilde Basilio

 

Pular para o conteúdo