Itatiaia: Natureza, Gastronomia e Aventura
Localizada em uma das regiões mais belas do Brasil, Itatiaia é um destino turístico completo, repleto de charme, sabores, natureza, aventura e cultura.
O município de Itatiaia está estrategicamente às margens do rio Paraíba do Sul e da Rodovia Presidente Dutra, com apenas 180 Km de distância do Rio de Janeiro e 275 km de São Paulo.
Rodeado pela exuberância do Pico das Agulhas Negras, da Mata Atlântica e da Serra da Mantiqueira, o município oferece muitos destinos de destaque nacional com diferentes atmosferas: a riquíssima fauna e flora do Parque Nacional do Itatiaia, a herança dos finlandeses em Penedo com sua cultura e gastronomia e a tranquilidade e romantismo com clima europeu na região de Maringá e Maromba.
Itatiaia tem localização privilegiada e, as terras que em seu passado pertenciam aos índios Puris e serviram de rota para o ouro, hoje convidam para novas experiências em meio à natureza e a paz de seus picos e montanhas.
Parque Nacional do Itatiaia
Criado em 14/06/1937, o Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro criado no País. Conhecido pela sua rica fauna e flora, aliada a sua variada formação rochosa, com altitudes entre 600 a 2.791 metros em seu ponto mais alto, o Pico das Agulhas Negras. Ocupando uma área de 30 mil hectares, é a mais famosa atração turística do município, e a mais antiga reserva ambiental brasileira.
A unidade de conservação abriga aproximadamente 400 espécies catalogadas de aves, 4 mil de borboletas, 5 mil de insetos, 67 de mamíferos, além de répteis, anfíbios, plantas e flores, muitas delas encontradas somente na região.
O parque possui diversas cachoeiras de águas cristalinas, como o Véu de Noiva, a Itaporani a Poranga, a Camapuã, a Igumirim, a Piscina Natural do Maromba e o Lago Azul. Também é possível aproveitar o parque por meio de inúmeras trilhas como a Trilha dos Três Picos, a Trilha Ruy Braga, entre outras, em meio a um cenário encantador na região.
O Parque é divido em parte baixa e alta, onde o visitante pode desfrutar de banhos de cachoeira, caminhadas, trilhas, ciclismo, escaladas, montanhismo e observação de aves e borboletas, em cenários de densa floresta ou entre planaltos, vales, montanhas e elevações rochosas.
A parte baixa é ideal para caminhadas e passeios em família, com suas principais cachoeiras, o Centro de Visitantes, o Mirante do Último Adeus e os Três Picos.
Já a parte alta é para quem gosta de se aventurar entre formações rochosas, penhascos e encostas, como as Prateleiras, o Morro do Couto, as pedras da Tartaruga, da Maçã, do Altar, além do Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e muitos outros.
Penedo
Única colônia finlandesa no Brasil, Penedo é um lugar aconchegante, encantador, cheio de cultura e opções para todos os paladares. Aqui os sentidos são valorizados com as variadas opções gastronômicas, de artesanato, ateliês e hospedagem.
Os traços deixados pelos finlandeses vão além da implantação da sauna no país. Eles podem ser vistos na natureza resgatada por seus fundadores, na Casa de Pedra e na preservação de suas raízes e tradições, através do Museu Eva Hílden da Cultura Finlandesa de Penedo e do baile típico do Clube Finlândia, onde turistas e visitantes se divertem ao som de polkas, jenkas, mazurkas e das apresentações de danças folclóricas.
A forte gastronomia de Penedo é uma viagem completa, que passeia pela cozinha nacional e internacional, trutas, chocolates, fondues, cafés, sorvetes, cervejas, doces caseiros e muito mais. Já a rede hoteleira oferece as mais variadas opções, que vão desde requintados hotéis com lareiras, até pousadas aconchegantes e românticas.
As opções de lazer são para toda a família, como o ecoturismo, turismo de aventura, trilhas, caminhadas, passeios a cavalo, ciclismo, pesque-pague, compras, banhos de cachoeiras e diversos passeios, como ao Pico do Penedinho e à Pequena Finlândia, onde fica a Casa de Verão Oficial do Papai Noel, reconhecida pelo Governo da Finlândia.
A vida noturna de Penedo é ótima para quem gosta de bater um bom papo nos bares, cervejarias, restaurantes e cafeterias, ao som de boa música e na companhia de bons amigos.
Fundada em 1929, Penedo surgiu da vontade desses imigrantes em construir um lugar onde pudessem viver seus ideais de uma vida mais natural e vegetariana. Conheça Penedo e se encante com suas belezas também!
Maringá e Maromba – Região de Visconde de Mauá
Em meio às maravilhas da Serra da Mantiqueira estão Maringá e Maromba, duas localidades da Região de Visconde de Mauá, onde a tranquilidade e o clima único convivem harmoniosamente com as belezas naturais e a simplicidade de sua gente hospitaleira.
Seus atrativos naturais presenteiam os turistas, como as cachoeiras do Escorrega, do Macaco e Véu de Noiva, além do Poção da Maromba e o poço do Marimbondo, e a vista maravilhosa da Pedra Selada. Atravessando o Rio Preto, do lado mineiro da região, encontramos diversas cachoeiras, dentre elas destacamos a de Santa Clara e as do Alcantilado.
A sensação de quem conhece Maringá e Maromba é que o tempo tem vontade própria e passa mais devagar, proporcionando incríveis momentos de paz. Isso favorece que seus visitantes pratiquem caminhadas, cavalgadas, mountain bike, bóia-cross, rapel e vôo livre.
Para os mais tranqüilos, há um roteiro gastronômico riquíssimo e requintado, com referências à culinária de regiões frias, bons vinhos e temperos inesquecíveis. Com tantos atributos, a região sedia os eventos “Temporada da Truta” e um dos maiores eventos gastronômicos do país, o “Concurso Gastronômico da Região de Visconde de Mauá”, onde chefes de cozinha renomados vêm descobrir novos sabores .
A hotelaria é uma atração a parte, com acomodações aconchegantes e charmosas, em meio ao verde e cachoeiras. O comércio variado oferece pastas, geléias, mel, chocolate, vestuário, artigos exotéricos e de decoração.
Conhecida pelas baixas temperaturas em algumas épocas, a região se pinta de branco com suas geadas matinais. Mas isso não impede que os visitantes desfrutem dos espetáculos de sensações e cores oferecidos pelas outras estações do ano, bem definidas por conta do clima de montanha. Venha dar uma pausa na rotina e sentir a energia única que Maringá e Maromba oferecem.