Escolas municipais recebem workshop Vibra-Tó

Os alunos do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no Campo Alegre, e da Escola Municipal Padre Jose Wyrwinski, na Vila Esperança participaram de uma atividade musical diferente nesta segunda-feira (13), o workshopVibra-Tó. Em ambos os colégios participaram alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental.

-Recebemos com muita alegria o workshop pela contribuição pedagógica que o trabalho deles promove. É comprovado por estudos que alunos que tem contato com a música apresentam melhor desempenho tanto na vida escolar, como no mundo – relatou Luciano de Brito, Diretor da Escola Municipal Padre Jose Wyrwinski.

Os alunos acompanharam atentos e curiosos cada novo instrumento que lhes eram apresentados. Com bom humor, os músicos conduziram 40 minutos de workshop sem deixar que a barreira lingüística impedisse a comunicação com as crianças.

-Eu não sabia que dava para fazer música com coisas que tem lá na minha casa. Foi uma aula diferente e eles falam engraçado, achei tudo muito legal. Aprendi que além de não precisar gastar muito dinheiro para fazer um instrumento eu ainda posso melhorar o mundo. Com certeza eu vou tentar fazer um som novo quando chegar em casa – contou a aluna Flaviane Juvêncio, de 12 anos, do 7º ano da Escola Municipal Padre Jose Wyrwinski.

Vibra-tó é um concerto didático e interativo no qual os dois pedagogos multi-instrumentista, Joaquín e Miguel, interpretam suas próprias composições, com uma variedade do folclore universal e instrumentos não convencionais, ou seja, feitos com material reciclado.

– O objetivo do projeto é apresentar para as crianças diferentes formas de criação de instrumentos musicais, imaginários e sons.No final eles aprendem a criar música a partir de qualquer elemento e situação – explicou à dupla.

A população itatiaiense poderá conferir o concerto espanhol Vibra-Tó (Vibra-Tudo)nessa sexta (17), às 14h, na Casa da Cultura, no Centro.

A apresentação é um oferecimento da Atrium Escola de Música, em parceria com o Conselho Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil e tem co-realização da Sociedade Cultural Espanha-Brasil. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

SERVIÇO:
Concerto Espanhol Vibra-Tó
Data: 17 de março
Local: Casa da Cultura (Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, Centro)