Alunos concluíram cursos de Auxiliar de Chefe de Cozinha, Auxiliar de Cabeleireiro, Pizzaiolo e Maquiagem para Iniciantes
Quarenta alunos do Projeto CapacITA 2026, das localidades de Maromba e Maringá, receberam, nesta terça-feira, dia 30, os certificados de conclusão dos cursos de Auxiliar de Chefe de Cozinha, Auxiliar de Cabeleireiro, Pizzaiolo e Maquiagem para Iniciantes. A cerimônia de formatura foi realizada, na Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos, em Maromba, reunindo formandos, familiares, autoridades e convidados.
As capacitações foram oferecidas com o objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação profissional, preparando os participantes para o mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a geração de renda no município.
As turmas fizeram parte da expansão do Projeto CapacITA para as localidades de Maringá e Maromba, levando formação profissional para mais perto da população e ampliando o acesso a cursos alinhados às demandas do mercado local.
Os formandos foram capacitados em áreas ligadas à gastronomia, serviços e beleza, setores que apresentam oportunidades de atuação e geração de renda. Durante o período de formação, os alunos tiveram acesso a conhecimentos teóricos e práticos, fortalecendo suas habilidades para novas oportunidades profissionais.
Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Felipe Santos, a iniciativa reforça o compromisso do município com a qualificação profissional e a criação de novas oportunidades para a população.
-Investir na capacitação das pessoas é investir no desenvolvimento do município. O Projeto CapacITA amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e também incentiva aqueles que desejam empreender e gerar sua própria renda, destacou o secretário.
O administrador Regional de Maromba e Maringá, Carlos Magno Maciel, ressaltou a importância de levar os cursos para as localidades, facilitando o acesso dos moradores à formação profissional.
-Levar o CapacITA para Maromba e Maringá significa aproximar as oportunidades da população. Essa formação representa conhecimento, novas perspectivas e mais possibilidades para os moradores da região, afirmou.
Desenvolvido pela Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda e da Administração Regional de Maromba e Maringá, o Projeto CapacITA, na região, integra as ações voltadas à qualificação profissional e à inclusão produtiva, com iniciativas que buscam atender diferentes regiões do município.
Por Matilde Basilio
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Praça Mariana Rocha Leão, nº 20,
Centro, Itatiaia/RJ
CEP 27580-012
CNPJ 31846892/0001-70
Telefone: (24) 3352-6777
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas
Email: prefeitura@itatiaia.rj.gov.br