PREFEITURA ATUA EM BAIRROS DE ITATIAIA APÓS TEMPORAL QUE ALAGOU OITO RESIDÊNCIAS

PREFEITURA ATUA EM BAIRROS DE ITATIAIA APÓS TEMPORAL QUE ALAGOU OITO RESIDÊNCIAS

Equipes realizam limpeza de bueiros e vistorias; Defesa Civil permanece em estado de alerta diante da previsão de mais chuva

A Prefeitura de Itatiaia deu continuidade, nesta segunda-feira (2), às ações de atendimento e acompanhamento nos bairros atingidos pela forte chuva de domingo (1º). De acordo com o balanço atualizado da Defesa Civil, oito residências foram alagadas em três bairros do município. Apesar dos transtornos, não houve registro de vítimas, pessoas desalojadas ou desabrigadas.

O temporal registrou 40 milímetros de chuva em apenas 30 minutos, provocando problemas de drenagem e mobilizando equipes municipais desde domingo.

O bairro Marechal Jardim, em Penedo, concentrou o maior número de ocorrências, com seis residências alagadas e a queda de um muro. Na Vila Esperança, uma residência foi atingida após a água passar por cima da Via Dutra e retornar em direção ao bairro. Segundo a Defesa Civil, o problema está relacionado à obstrução de uma galeria de drenagem da Nova Dutra.

No Jardim das Rosas, o transbordamento de um canal também provocou o alagamento de uma residência.

Ações nos bairros

Nesta segunda-feira (2), o prefeito Kaio Márcio percorreu os pontos onde foram registradas ocorrências, acompanhando o trabalho das equipes municipais e verificando as demandas dos moradores.

No Marechal Jardim, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou a limpeza de bueiros, como parte das ações de manutenção da rede de drenagem. Equipes da Defesa Civil também estiveram no local acompanhando a situação.

Na Vila Esperança, uma visita técnica contou com a participação da Defesa Civil e de uma engenheira da Secretaria de Planejamento. A equipe percorreu o bairro para avaliar as condições dos pontos afetados e identificar as necessidades de intervenção.

Ações preventivas de saúde

O atendimento à população também contou com a participação da Vigilância Ambiental. Na noite de domingo, profissionais estiveram no Marechal Jardim, onde distribuíram hipoclorito e orientaram moradores sobre cuidados com a saúde, incluindo a atenção a sintomas como febre, vômitos e diarreia.

Defesa Civil em estado de alerta

A Defesa Civil de Itatiaia permanece em estado de alerta nesta segunda-feira (2), diante da previsão de mais 30 milímetros de chuva para o município, conforme informação repassada pelo órgão.

As equipes seguem monitorando as condições meteorológicas e os pontos afetados pelo temporal de domingo, enquanto os serviços municipais de atendimento e manutenção continuam conforme as necessidades identificadas.

Por Luís Rogério Mendes Andrade

Pular para o conteúdo