Secretaria da Mulher destaca os 14 anos da criação da Lei Maria da Penha

Secretaria da Mulher destaca os 14 anos da criação da Lei Maria da Penha

No próximo dia 7 de agosto, um marco na luta pelos direitos femininos, a Lei Maria da Penha (de nº 11.340 de 07 de agosto de 2006), completa 14 anos de exigência.

E a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, atua na conscientização da população para que sejam propagadas informações relevantes na tomada de decisão e salvaguarda da vida.

Mesmo diante da impossibilidade de realização de campanhas públicas, devido aos protocolos de segurança à Covid-19, a pasta permanece atuante no acolhimento destas mulheres, garante a Secretária Luciana Cavallari.

— Acolhemos mulheres que sofrem com a violência doméstica e contamos com uma equipe técnica formada por mulheres de diversas áreas de atuação como: Advogadas, Psicólogas e Assistentes Sociais. Esse auxílio é fundamental no amparo destas vítimas em um momento ainda mais delicado. — destaca.

Em Itatiaia, para realizar uma denúncia em caso de emergência é necessário entrar em contato pelo telefone: (24) 3352-1866 ou 197 da Polícia Civil. O número 180 também é outro canal de comunicação e recebe denuncias de casos relacionados à agressão feminina.

É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado ininterrupto, que deve ser prestado por servidores capacitados, preferencialmente do sexo feminino (Incluído pela Lei nº 13.505, de 2017).

Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause a morte, lesão, sofrimento físico, sexual e ou psicológico. E ainda dano moral ou patrimonial.

O Município oferece ainda o espaço de acolhimento e atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM), que atende pelo número: (24) 3352-1339 ou e-mail: smpmulheres@itatiaia.rj.gov.br.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres está localizada à Rua Coronel José Mendes Bernardes, nº14, no Centro de Itatiaia. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

Por Bruno Barreto.

Pular para o conteúdo