
Na tarde da última quarta-feira, dia 4, foram definidos os participantes do primeiro Campeonato de Game FIFA de Itatiaia. Em menos de 24h, as vagas já estavam todas preenchidas na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
O torneio de esporte eletrônico (eSports) será realizado na quadra do Colégio Reinaldo Maia Souto (ginásio Jarbas José dos Santos), no dia 19 de outubro, a partir das 8h. Ao todo, 32 competidores disputam o título mostrando as suas habilidades na plataforma PlayStation 4.
Entre eles, Cristiano Cabidelli Santos, de 42 anos, é o veterano do grupo. Para o jogador a emoção de participar da disputa remete aos tempos em que usava os primeiros vídeos games com os amigos de infância.
– Eu jogava o Pro Evolution Soccer (PS) e depois passei para o X-Box e desde 2017 comecei a treinar FIFA. Na minha época de garoto era o Atari que juntava a galera e fazia a diversão. Esse campeonato é muito importante para mostrar que aqui em Itatiaia também temos fortes candidatos nessa modalidade de esporte – explica o gamer.
De acordo com o regulamento, o torneio será realizado de forma semelhante às regras utilizadas pela Copa do Mundo de Futebol. Inicialmente, oito grupos formam a tabela que contará com quatro integrantes, depois os dois primeiros colocados se classificam para as oitavas de final. A partir dessa fase, a competição se torna eliminatória e os vencedores das quartas de final e semifinal, respectivamente, disputarão o troféu.
O secretário de Esporte e Lazer do Município, Alex Gomes, explica como esse modelo poderá ser ampliado e sobre a novidade que pode atrair o público em torno do esporte.
– Esta é a primeira vez que Itatiaia organiza um campeonato como este, e a expectativa é muito boa. Esse é um projeto que pode ser ampliando e formar novas gerações de jogadores em uma modalidade que só vem crescendo mundialmente. Os jogos eletrônicos são uma realidade que deve ser abraçada para fortalecer ainda mais a prática do esporte – ressalta o secretário.
Uma ideia da dimensão deste segmento está em um levantamento realizado pela empresa, Newzoo, especialista em análise do mercado de games. Ela aponta que o Brasil já ocupa o ranking de 13º maior mercado de jogos eletrônicos no mundo. Ao todo, 62 mil pessoas de 30 países participaram desta pesquisa.
O regulamento da competição está disponível na sede da Secretaria, localizada à Rua Dona Apolinária, nº 380, no Centro. Outras informações também pelo telefone: (24) 3352-6444.
Por Bruno Barreto.
Veja abaixo a lista completa dos competidores que participam do primeiro Campeonato Game FIFA de Itatiaia 2019:
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Praça Mariana Rocha Leão, nº 20,
Centro, Itatiaia/RJ
CEP 27580-012
CNPJ 31846892/0001-70
Telefone: (24) 3352-6777
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas
Email: prefeitura@itatiaia.rj.gov.br