
Todos os postos de saúde do Município de Itatiaia estão abertos, das 8h às 17h, para a realização da campanha de vacinação de combate ao Sarampo. A ação segue até o próximo dia 30.
O objetivo desta etapa da campanha é imunizar adultos com até 49 anos de idade e crianças a partir do primeiro ano. É destinada principalmente às pessoas que só tenham recebido a primeira dose.
De acordo com a coordenadora do setor de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, os números servem de alerta. E quem estiver com idade de até 29 anos e não tenha como comprovar a vacinação, receberá as duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.
– Já temos 10.400 casos confirmados no Brasil é a faixa que mais predominou foi do primeiro ano aos 29, visto que muitos não têm as duas doses da vacina contra o sarampo é importante procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Quem tiver de 30 a 49 anos e também não tiver como comprovar, deverá receber uma dose. – avalia.
Para identificar um possível contágio, alguns dos sintomas mais comuns apresentados são: febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, mal estar geral e até conjuntivite.
A vacina é contraindicada para gestantes, crianças menores de 6 meses, pessoas que estejam com o sistema imunológico enfraquecido e também que estejam realizando tratamento contra o câncer.
O Ministério da Saúde determinou, em agosto deste ano, que fosse implementada uma estratégia de imunização para proteger crianças de 6 a 11 meses. Na ocasião, foi aplicada a dose extra, a chamada “dose zero”. É necessário que os pais destas crianças que ainda não tenham recebido a dose da vacina também procurem as unidades de saúde.
Por Bruno Barreto.
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Praça Mariana Rocha Leão, nº 20,
Centro, Itatiaia/RJ
CEP 27580-012
CNPJ 31846892/0001-70
Telefone: (24) 3352-6777
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas
Email: prefeitura@itatiaia.rj.gov.br