
Uma aula inaugural, nesta quarta-feira (01/02), ministrada pelo Secretário de Educação, João Villas-Boas Barcellos, marcou o retorno de professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Itatiaia às atividades escolares. O evento, que aconteceu no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, serviu para que os profissionais da educação conhecessem mais detalhes sobre os preparativos adotados pela Prefeitura para a volta às aulas na cidade, que vai ocorrer neste dia 06 de fevereiro.
O prefeito Irineu Nogueira prestigiou a aula inaugural e ressaltou o papel de destaque que os educadores têm para o desenvolvimento do município. O Chefe do Executivo manifestou sua expectativa quanto a um retorno às atividades escolares com total empenho por parte dos profissionais da educação.
“A educação é o berço de tudo e, por isso, tenho um olhar repleto de carinho para vocês, profissionais do segmento. Nosso objetivo, para a educação de Itatiaia, é oferecer boas condições de trabalho a vocês, profissionais, e de ensino e aprendizagem para os alunos. Desta forma, poderemos certamente elevar nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, disse Irineu.
O Secretário de Educação de Itatiaia, em sua palestra, lembrou que o encontro era uma forma de acolher, fraternalmente, os professores da rede. João Miguel relatou, resumidamente, o que foi feito na pasta a partir de abril de 2022 e apresentou um “Plano de Ação e Estratégia de Política Pública Educacional”, com metas e ações a serem desenvolvidas na rede municipal até 2024.
Dentre as iniciativas concretas na educação, João Miguel destacou a adoção do ensino integral em três unidades da rede municipal, intervenções pontuais de reforma e manutenção em vários estabelecimentos de ensino, além de reposição e troca de pisos, poda e capina, higienização dos ambientes, com limpeza de caixas dágua em diversas escolas. As medidas têm o objetivo de preparar toda a rede para o retorno às aulas.
– Temos ciência dos problemas da nossa rede, mas creio que estamos avançando. Implantamos um Departamento de Infraestrutura, com profissional habilitado para elaborar projetos de construção, reforma e reparos em nossas unidades. Criamos a Coordenação de Bem – Estar, para acolher nossos professores e pessoal de apoio. Aderimos ao Programa Nacional de Escola Cívico – Militares, que tem sido um sucesso no município. As viagens extracurriculares estão ampliando os horizontes de alunos e professores. A prática do xadrez é outra iniciativa que desejamos ampliar em nossa rede. Nosso foco é reforçar a aprendizagem, neste pós-pandemia. Apesar dos desafios e dificuldades, as ações estão acontecendo – conclui o Secretário de Educação.
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Praça Mariana Rocha Leão, nº 20,
Centro, Itatiaia/RJ
CEP 27580-012
CNPJ 31846892/0001-70
Telefone: (24) 3352-6777
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas
Email: prefeitura@itatiaia.rj.gov.br