10/04/2019 às 13h53min - Atualizada em 10/04/2019 às 13h53min

Alunos da rede pública de Itatiaia se preparam para ‘Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica’

Foto: Ariane Alves / PMI

Pela primeira vez, a Escola Municipal do Campo Belo, unidade que atende estudantes do ensino fundamental em Itatiaia, irá participar da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que acontece no dia 17 de maio.

Ao todo, cinco alunos de cada uma das 6 turmas dos 4º e 5º anos serão selecionados, tendo como critério de avaliação as maiores notas em ‘Ciências’ dos últimos dois meses do ano de 2019.

Um dos principais objetivos da OBA é o de fomentar o interesse dos jovens estudantes pela Astronomia, Astronáutica, a Física e as demais ciências, pela difusão de conhecimentos básicos, de forma lúdica e cooperativa.

Um dos incentivadores, o professor Ivan C. Francisco falou sobre o trabalho a ser desenvolvido com os jovens para que eles possam realizar com mérito todas as etapas do projeto.

– Trazer estas oportunidades aos alunos, principalmente as que são voltadas ao aprendizado de conhecimentos teóricos aplicados, gera sem dúvida uma mentalidade muito mais completa sobre os exercícios feitos dentro de sala de aula – explica o professor.

Os estudantes também se preparam para futuramente participarem da ‘Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)’, uma olimpíada experimental onde são construídos foguetes artesanais nas categorias: individual ou por equipes de até três componentes. A ideia é fazer um estudo sobre o lançamento de acordo com as regras da física: distância e velocidade.

A OBA é uma competição realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Por Bruno Barreto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »