10/05/2021 às 16h56min - Atualizada em 10/05/2021 às 16h56min

Horto Municipal realiza doação de mudas nativas, frutíferas e medicinais

O Horto Municipal, ligado à Secretaria de Meio Ambiente está disponibilizando para a população uma grande variedade de mudas. Entre elas estão espécies nativas, frutíferas, ornamentais, medicinais, entre outras. A doação acontece todas as quintas-feiras, das 8h30 até 11h45.  

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a entrega segue todas as normas de proteção contra a Covid-19, recomendadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como a exigência de máscara de proteção facial e distanciamento social. No local também só são permitidas a entrada de duas pessoas por vez. 

Cada morador tem direito a 10 mudas por mês, contabilizadas no cadastro realizado no ato da primeira entrega. No momento da retirada é registrado o local que receberá a plantação das mudas, portanto o morador que desejar também poderá obter no local, orientações de como fazer o plantio e qual é o tipo mais adequado para cada área.  

 - Orientamos quanto ao tipo de mudas para serem plantadas em jardins, pomares e áreas de preservação permanente. Também explicamos quais as plantas que são mais adequadas para serem colocadas nas calçadas e outros lugares.  Vale ressaltar que dentre as mudas que dispomos no Horto estão, Ipê-Jardim Ornamental, Pitanga frutífera, Ipê-branco nativo. Também temos mudas de hortelã, capim-cidreira, entre várias outras - explicou a coordenadora do Horto Municipal, a bióloga, Eliana Gouvêa.  

Números de doações 

Um levantamento realizado pela equipe do Horto registrou que no ano passado foram doadas 6.471 mudas, sendo média mensal de 540 mudas.O mesmo levantamento apontou também que entre os meses de janeiro a maio de 2020, o total de doação chegou 2316 e nesse mesmo período de 2021 esse número caiu para  1.255 mudas doadas. 

 - Devido as restrições de presença, tivemos uma  queda no número de procura em relação ao ano passado, que foi o início da pandemia. Acreditamos que isso se deve as doações que foram temporariamente suspensas e também a redução do número de atendimentos. Hoje o atendimento já acontece no período normal, porém seguindo todas as regras normas exigidas pela OMS ,disse Eliana. 

Pandemia  

De coordenadora do Horto, durante a pandemia, período em que muitos estão em isolamento social, cultivar plantas pode ser uma atividade importante para ser incorporada a rotina. 

  - Nesse período de pandemia as pessoas têm desenvolvido alguns hobbies e entre eles está o cultivo de plantas, que são grandes aliadas para o nosso bem estar. As plantas além de levar uma estética bonita para o ambiente é uma forma saudável de ocupação, além de ser uma aliada no combate a ansiedade -  finalizou 

 A equipe do Horto orienta que o morador  leve uma bolsa ou uma caixa  para  fazer o transporte das mudas.O Horto que fica na Rua Osmar Amorim, s/n, na Vila Odete, nos fundos da Oficina da Prefeitura. O telefone de contato do Horto Florestal de Itatiaia é o (24) 3352-1405. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »