AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA DE ITATIAIA APRESENTA RESULTADOS FISCAIS DO SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2026

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA DE ITATIAIA APRESENTA RESULTADOS FISCAIS DO SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2026

Dados mostram aplicação acima dos mínimos constitucionais em Educação e Saúde e controle das despesas com pessoal

 Os resultados das contas públicas de Itatiaia referentes ao segundo quadrimestre de 2026, que compreende os meses de maio a agosto, foram apresentados durante a Audiência Pública de Prestação de Contas, realizada nesta segunda-feira (28), no plenário da Câmara Municipal. O encontro apresentou um panorama da execução orçamentária e financeira do município, com informações sobre receitas, despesas, investimentos e cumprimento das metas fiscais.

Entre os principais dados apresentados está o superávit orçamentário, considerando a relação entre receitas e despesas. Também foram demonstrados os resultados primário e nominal, de acordo com as metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Na Educação, o município aplicou 31,17% dos recursos, percentual acima do mínimo constitucional de 25% estabelecido pelo artigo 212 da Constituição Federal.

Na Saúde, a aplicação foi de 28,13%, também acima do percentual mínimo de 15% previsto na legislação. O percentual é calculado conforme os critérios estabelecidos pela Lei Complementar nº 141/2012, que regulamenta os valores mínimos a serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde.

Outro indicador apresentado foi o gasto com pessoal. No período, as despesas com pessoal corresponderam a 45,95% da Receita Corrente Líquida (RCL), permanecendo abaixo do limite máximo de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A apresentação também apontou o controle da dívida consolidada do município e a realização dos repasses financeiros de acordo com as legislações vigentes.

 – Entre os pontos que merecem destaque estão os percentuais de aplicação de recursos em Saúde e Educação, ambos acima dos limites constitucionais, além das despesas com pessoal, que ficaram em 45% da Receita Corrente Líquida, abaixo do limite estabelecido pela legislação. Os dados demonstram o acompanhamento responsável da execução orçamentária do município, destacou o secretário de administração tributária, Rogério Stefano.

Saúde apresenta ações do quadrimestre

Durante a audiência, a Secretaria Municipal de Saúde também apresentou um balanço das ações realizadas entre maio e agosto. A apresentação reuniu informações sobre receitas e despesas, Atenção Primária, serviços especializados, reabilitação, saúde mental e bucal, vigilância em saúde e produção hospitalar.

Também foram apresentados dados sobre atendimentos, vacinação, vigilância sanitária e epidemiológica, internações e demais serviços oferecidos à população, além dos indicadores acompanhados pela pasta.

A prestação de contas atende às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) e da Lei Complementar nº 141/2012, que estabelecem mecanismos de acompanhamento, transparência e controle da aplicação dos recursos públicos.

Os dados e demais informações referentes à prestação de contas podem ser consultados no site oficial do município: www.itatiaia.rj.gov.br.

Pular para o conteúdo