Covid-19: Aplicação da vacina Pifzer Bivalente é ampliada para todos os públicos prioritários

Covid-19: Aplicação da vacina Pfizer Bivalente é ampliada para todos os públicos prioritários

Começou na manhã de hoje (20), mais uma etapa da aplicação da vacina Pfizer Bivalente, a dose de reforço contra a Covid-19, que tem a finalidade de aumentar a imunidade contra o vírus da cepa original, bem como da variante Ômicron. De acordo com o cronograma, além de pessoas com mais de 60 anos, estão sendo vacinadas as gestantes e as puérperas.

O ofício circular 50/2023, emitido no sábado (17), pelo Ministério da Saúde, também recomendou a vacinação a partir de hoje para os demais grupos prioritários. A aplicação estava prevista para o dia 17 de abril.

Portanto, com a recomendação também já podem receber a dose da vacina os trabalhadores da saúde; pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente, população acima de 18 anos privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina só será aplicada nas pessoas que tomaram no mínimo as duas primeiras doses ou que já completaram o esquema vacinal, em ambos os casos com intervalo igual ou superior a quatro meses.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h30 e das 13h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF). As pessoas imunossuprimidas serão imunizadas na sala de vacina, na Policlínica Municipal, no Centro.

Para ser imunizado o morador  precisa apresentar o cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF. Para os imunossuprimidos é necessário comprovação.

A previsão é que no decorrer dos meses a oferta de vacinação seja ampliada para outros grupos, até chegar nos adolescentes e crianças, como aconteceu com as vacinas anteriores.

Skip to content