Educação Inclusiva de Itatiaia atende 765 alunos com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem

Educação Inclusiva de Itatiaia atende 765 alunos com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, preocupada em oferecer cada vez mais qualidade aos educandos, proporciona continuamente encontros de formação e aperfeiçoamento para os professores da Rede em todas as áreas de conhecimento. Com a Educação Inclusiva não é diferente, pois hoje a demanda de alunos que precisam de atendimento especializado é muito grande, 235 deles possuem necessidades especiais e 430 têm dificuldade de aprendizagem e são atendidos pelo CEPRAE I – Centro de Prevenção e Atendimento ao Educando de Itatiaia.

No fim do mês de agosto os profissionais que trabalham com Educação Inclusiva participaram de um encontro de Formação Continuada onde puderam ouvir palestras e debater sobre temas como o atendimento a cegos, educação especial no ensino superior, dificuldades de um aluno especial e a importância no atendimento especializado no contexto escolar.
Na ocasião, o Secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, anunciou que no próximo Concurso Público para a Prefeitura, serão disponibilizadas vagas para cuidador e para intérprete de libras, que atualmente trabalham em regime de contrato feito através de processo seletivo simplificado.

Todos os alunos que possuem necessidades especiais participam das atividades das turmas, mas recebem também o atendimento especializado. Para isso as escolas possuem “salas de recursos” com computadores, tvs, jogos pedagógicos, mobiliários adequados a alunos com deficiência, impressora braile, lupa eletrônica etc.

Entre os alunos de educação inclusiva da nossa Rede há os que possuem algum tipo de deficiência física, visual e auditiva, mas também aqueles com deficiência intelectual, portadores de síndromes, atendidos pelas professoras de AEE – Atendimento Educacional Especializado, nas salas de recursos de cada escola. Existem ainda alguns que possuem dificuldade de aprendizagem e que recebem acompanhamento psicológico através do CEPRAE-I.

Por Anamaria Albuquerque

Pular para o conteúdo